Um foragido da Justiça de 27 anos foi preso nesta segunda-feira (3) em Cuiabá, acusado de cooptar mulheres em Mato Grosso para exploração sexual no estado do Pará. A prisão preventiva foi cumprida pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) no bairro Morada da Serra. Durante a abordagem, o suspeito resistiu à prisão, tentou fugir e entrou em luta corporal com os policiais, mas acabou contido e encaminhado à delegacia.
De acordo com a Polícia Civil, o homem estava foragido desde junho deste ano, quando teve a prisão decretada pelo Núcleo de Inquéritos Policiais de Cuiabá (Nipo). Ele é apontado como responsável por atrair mulheres mato-grossenses com falsas promessas de emprego em garimpos no Pará e levá-las até um prostíbulo na cidade de Cumaru do Norte, onde eram obrigadas a se prostituir.
O caso veio à tona em junho, quando o proprietário do prostíbulo, de 56 anos, foi preso em Redenção (PA), acusado de chefiar o esquema de aliciamento. Segundo as investigações, as vítimas eram recrutadas sob a promessa de trabalho como cozinheiras, com salário de R$ 5 mil, mas, ao chegarem ao destino, eram mantidas sob vigilância e submetidas a agressões físicas e psicológicas. A libertação só ocorria mediante o pagamento de valores abusivos, cobrados como supostos custos da viagem e hospedagem.
O suspeito preso nesta segunda-feira atuava como intermediário no esquema, sendo responsável por convencer as mulheres, transportá-las até o Pará e auxiliar na exploração sexual. Após ser capturado, ele foi encaminhado para a DEDM e colocado à disposição da Justiça. A Polícia Civil segue com as investigações para identificar outros envolvidos e apurar se há novas vítimas do grupo criminoso.

