Apontado como mandante de uma chacina que matou quatro trabalhadores em Sinop, além de outros crimes brutais, o criminoso F.S.S., conhecido pelos apelidos “Boquinha”, “Rondônia” e “Mano Zé”, foi preso nesta sexta-feira (18) em Cuiabá, durante uma ação integrada das forças de segurança. Considerado um dos criminosos mais perigosos em atividade em Mato Grosso, ele era alvo de cinco mandados de prisão por homicídio, tráfico de drogas e participação em organização criminosa.
A operação foi coordenada pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Sinop (Derf) e da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), com apoio de diversas unidades de inteligência, além da Denarc e do Ciopaer. F.S.S. utilizava documentos falsos para se esconder e continuava operando atividades criminosas mesmo na condição de foragido.
Investigações apontam que ele ficou um período escondido na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, antes de fugir para a Bolívia, onde manteve contato com integrantes da facção criminosa à qual pertence. F.S.S. também é investigado como o mandante do assassinato do jogador Willian Sant’Ana, sequestrado e executado em setembro de 2021.
Além dos homicídios, o criminoso era responsável por fornecer grandes remessas de pasta base de cocaína para o norte do Estado, sendo peça-chave na logística do tráfico em Mato Grosso. A Polícia Civil reafirma seu compromisso no enfrentamento às facções criminosas, com foco na prisão de lideranças e na asfixia financeira dessas organizações por meio de investigações integradas.