Um rastro de luz, provocado pela combustão de lixo espacial, é visto no céu a partir de um prédio em Las Vegas na noite de terça (22) (Foto: Gunnar Lindstrom via AP)
O corpo de um foguete russo que pegou fogo na noite de terça (22) ao entrar na atmosfera terrestre gerou uma onda de empolgação nas redes sociais e alimentou especulações sobre o que causou o clarão que cruzou os céus no oeste dos EUA.
Oficiais dos EUA e da Rússia se negaram a discutir para que foi usado o foguete, mas especialistas não governamentais disseram que ele foi lançado como parte de um projeto para levar materiais à estação espacial. Eles dizem que o corpo do foguete provavelmente se desprendeu da parte que carregava o material até o espaço e se incendiou quando começou a sair de órbita.
“Não é algo com que as pessoas precisem se preocupar”, disse David Wright, um especialista em lixo espacial.
A bola de fogo vista sobre os estados de Arizona, Nevada e Califórnia era o corpo de um foguete SL-4 russo, lançado na segunda, disse a porta-voz do Comando Estratégico dos EUA, Julie Ziegenhorn.
As pessoas que testemunharam a bola de fogo cruzando os céus expressaram reações diversas nas redes sociais.
Algumas especularam que se tratava de um meteoro, enquanto outras recorreram ao humor, pontuando seus comentários com emojis de foguetes e dizendo que a luz parecia o trenó de Papai Noel. Algumas pessoas também lançaram dúvidas sobre os comentários do governo dos EUA sobre o foguete.
Fonte: G1