O fogo não deixou vítimas, mas trouxe à mente da população gaúcha a tragédia na boate Kiss, em Santa Maria, que deixou mais de 240 mortos. O incêndio na Cabaret começou antes da atividade noturna da casa e danificou a estrutura do prédio, que ficará temporariamente interditado.
O fogo teve início entre 20h30 e 20h40 e foi avistado por moradores dos altos prédios da vizinhança. Muitos deixaram seus lares para evitar a aspiração da coluna de fumaça que se erguia na região. Quadras da avenida Independência foram fechadas para o trânsito, em torno do número 590, onde fica o casarão antigo em que funciona a boate. Uma pequena multidão de pessoas que transitavam pela região parou para acompanhar a operação.
Ana Caroline, 33 anos e vizinha da boate, contou que sentiu o cheiro de fumaça por volta das 20h40 e decidiu descer, ação repetida por todos os outros moradores do seu prédio. "Saí do apartamento e encontrei outros vizinhos aqui embaixo. Havia muita fumaça", relatou. Yog Kaiser Mars, assessor da boate, relatou no Facebook o início do incêndio. "A equipe do bar ainda não havia entrado ainda na casa; nos deparamos com o incêndio assim que chegamos." Jeremy Crawshaw Heinzelmann, um dos sócios da casa, também afirmou que não havia ninguém dentro do estabelecimento.
Os Bombeiros confirmaram que o fogo teve início dentro da área da boate, mas não há ainda indício do que teria causado as chamas. “O fogo começou do meio pra trás, de cima pra baixo. O telhado desabou uma parte. O sucesso da operação se deu que nós conseguimos preservar toda a parte da frente da estrutura e não houve dano nas estruturas do lado também", disse o capitão Fabrício Jung Zaniratti. “O Corpo de Bombeiros está interditando a estrutura em função de danos estruturais e agora vamos fazer outras avaliações", completou.
Por volta das 23h, a situação já se encontrava sob controle após a extinção dos últimos focos de possibilidade de incêndio. Cinco caminhões e pelo menos 25 bombeiros trabalharam na ocorrência. Um deles passou mal e foi encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro.
A casa noturna Cabaret havia sido interditada no final de janeiro durante a intensificação da fiscalização de casas noturnas ocorrida depois do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria. Na ocasião, os bombeiros encontraram fiação elétrica exposta; o local passou por reformas e reabriu 20 dias depois. Zaniratti confirmou que o Cabaret, boate tradicional na noite porto-alegrense, possui alvará para funcionar normalmente. A casa, que funciona desde 1992, quando abriu como Cabaret Voltaire, receberia uma festa ontem à noite.
Fonte: Jornal do Brasil