O grupo de dança Flor Ribeirinha fecha o ano já com um pé em 2017. Foi convidado a participar do Festival Internacional de Arte e Cultura de Büyükçekmece, em Istambul, na Turquia, considerado um dos maiores eventos de folclore do mundo, que será realizado no segundo semestre de 2017. Recentemente, foi vice-campeão do Cheonan World Dance Festival 2016 disputado na Coreia do Sul.
A fundadora e presidente da associação, Domingas Leonor, contou que a expectativa dos coreanos era por samba, mas que todos se surpreenderam com o siriri. “Agradeço a Deus por nos ter dado esse privilégio. Ser vice-campeão mundial é muito importante, é uma coisa que fica marcada para o resto da nossa vida”, disse, agradecendo o apoio.
Neto de dona Domingas, o coreógrafo Avener Albino destacou o importante papel do governo em apoiar a difusão da cultura de Mato Grosso. “A gente está aqui para agradecerpelo apoio para que pudéssemos chegar até a Coreia do Sul para mostrar a cultura mato-grossense. Com esse excelente resultado, o grupo foi selecionado para o maior festival do mundo”.
No festival sul-coreano, o Flor Ribeirinha representou Mato Grosso e o Brasil, em concorrência com participação de delegações da Argentina, Andorra, Latvia, Irlanda do Norte, Lituânia, República Tcheca, Rússia, Estônia, Polônia, Croácia, Turquia, Indonésia, Mongólia, China, Malásia, Estados Unidos e Coreia do Sul. As apresentações foram feitas para um público aproximado de 40 mil pessoas.
Neste ano, o grupo também participou do congresso da Federação Internacional de Folclore (FIDAF), junto com representantes de mais de 70 países membros e teve a oportunidade de debater assuntos que nortearão os próximos passos da entidade.