DESTAQUE 4 Política

Flavio Dino toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal

Por Lucas Bellinello

O jurista é a décima indicação que Lula fez para o STF em seus anos na política

Nesta quinta-feira (22), Flávio Dino, ex-ministro da Justiça no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assume sua posição como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ocupando a vaga deixada pela aposentadoria da ministra Rosa Weber, que se retirou da Corte ao completar 75 anos em setembro de 2023.

A nomeação de Dino foi aprovada pelo Senado em 13 de dezembro, com 47 votos a favor e 31 votos contra. Sua permanência na Corte está prevista até 2043.

Anteriormente juiz federal, Dino deixou a magistratura em 2006 para seguir carreira política. Ele foi governador do Maranhão entre 2015 e 2022 e Senador da República de 2023 a 2024.

Flávio Dino é o décimo ministro indicado por Lula ao longo de seus três mandatos presidenciais. Atualmente, além de Dino, outros quatro indicados por Lula compõem o STF: Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Cristiano Zanin.

Lucas Bellinello

About Author

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões