Esportes

Flamengo vence o América-MG e segue invicto

Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves, Deivid… Eles formaram o "bonde do Mengão sem freio", em 2011. E o torcedor já começa a se empolgar com o time deste ano. Com a vitória desta noite por 1 x 0 sobre o América-MG, no Bezerrão, pela segunda rodada do Grupo B da Primeira Liga, o Flamengo engatou a sexta vitória consecutiva em jogos oficiais no ano, manteve 100% de aproveitamento em 2017 e ameaça superar a sequência do time de Vanderlei Luxemburgo. Há seis anos, o rubro-negro começou a temporada com oito triunfos seguidos até empatar com o Botafogo. Agora, acumula seis depois de atropelar Boavista, Macaé, Nova Iguaçu, Botafogo e Coelho. O desafio é pesado. A trupe de 2011 ficou 23 exibições invicta. Só foi perder em maio.

Como protótipo do novo bonde poupado pelo maquinista Zé Ricardo, coube ao expressinho rubro-negro matar a saudade dos 8.147 torcedores que toparam pagar para ver os reservas em campo. O time não jogava no Bezerrão desde 1994. Mal o árbitro apitou e o meia Gabriel arrancou o grito de gol. Estreante da noite, o lateral-esquerdo Renê, ex-Sport, acionou Leandro Damião. O centroavante viu Berrío passar em velocidade pela direita e o colombiano cruzou rasteiro para Gabriel abrir o placar, aos 10 minutos. Destaque para Berrío: em três jogos com a camisa do Fla, ele deu duas assistências e balançou a rede uma vez.

Rasuras
Parecia o rascunho de uma goleada, mas houve muitas rasuras no primeiro tempo e o massacre não saiu do papel. Éverton desperdiçou excelente chance após uma lambança da defesa do América. Leandro Damião também falhou na tentativa de aproveitar o rebote. Foi substituído no intervalo sob fortes vaias. O América também cometeu seus garranchos. Quando as finalizações pararam com capricho das canetas de Auro e de Marion, o goleiro Alex Muralha apareceu com a borracha para evitar que o zero do Coelho fosse apagado no placar.

No segundo tempo, Zé Ricardo colocou em ação o plano de milhagens do Flamengo e apostou em dois garotos formados nas divisões de base do clube — Cafu e Adryan. Gérson Magrão chegou a facilitar a vida dos meninos ao ser expulso por cometer falta dura em Rodinei, mas o Flamengo continuou tendo dificuldades para aumentar o placar. Servido por Éverton, o garoto Cafu quase fez o primeiro dele entre os profissionais, mas o goleiro João Ricardo impediu. O goleiro do América também fechou o gol para um arremate de Éverton. A qualidade do jogo, que já era ruim, ficou pior e irritou a torcida. Mesmo com um jogador a mais, o Flamengo não conseguiu fazer o segundo.

Explicações 
“Acho que a equipe desentrosada foi diferente. O time que tem jogado está mais redondinho. Apesar disso, fizemos um jogo de muita determinação”, analisou Gabriel, autor do gol solitário. Para o técnico Zé Ricardo, havia outras perspectivas além do resultado para o confronto contra o Coelho. "A intenção era observar alguns jogadores nesta condição de jogo. Começamos a partida bem, mas depois o América-MG subiu a marcação. Tivemos alguns problemas com a nossa última linha", afirmou.

Segundo o treinador, o Flamengo conseguiu consertar os erros no segundo tempo, e também se beneficiou da expulsão adversária. "Agora é tentar descansar a equipe no fim da Taça Guanabara e também tentar garantir o time no primeiro lugar na Primeira Liga". Zé Ricardo aproveitou para analisar a participação de Berrío, que acabou saindo ao fim do primeiro tempo. "A gente sabia que o Berrío teria dificuldade de terminar a partida. Ele sentiu um pouco de incômodo na coxa e por precaução preferimos tirá-lo no intervalo porque vai ser um jogador importante para o resto do ano", concluiu.

Com o resultado, o Flamengo está praticamente classificado para as quartas de final da Primeira Liga. Soma seis pontos, contra um de América e Ceará e nenhum do Grêmio. O tricolor gaúcho ainda não enfrentou o Vozão pela segunda rodada.

Fonte: SuperEsportes

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos