Neste fim de semana alguns turistas foram impedidos de entrar no Rio Claro, em Chapada dos Guimarães por conta do reforço na fiscalização contra as queimadas do ICMBio (Instituto Chico Mendes – responsável pela administração do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães). O acesso que os banhistas e visitantes tinham pela ponte foi blooqueada e uma placa com a proibição foi pregada debaixo da estrutura.
Segundo informações do ICMBio, o parque pode ser visitado por qualquer turista, desde que o passeio seja guiado por um especialista em turismo (guia-turístico) e esteja agendada no Instituto. Ainda Conforme a assessoria da instituição, a interdição visa entre outras coisas evitar queimadas pelo parque e a degradação da fauna/flora do local.
“Nesta época de secas os fiscais do instituto aumentam a fiscalização, para tentar evitar queimadas no Parque nacional. Contudo as visitas guiadas estão abertas e desde que o turista siga as regras de proteção do local”, disse Carolina Potter.
A produtora cultural Lidiane Barros e alguns amigos foram impedidos de entrar no rio. “Nós fazíamos esse mesmo passeio há muito tempo, mas nesse final de semana, tinha uma placa proibindo e ameaçando o pagamento de multa se a ordem fosse descumprida”, disse. Ela lamentou que mais um local de lazer, na Chapada dos Guimarães, tenha sido fechada ao público sem maiores informações.
Veja nota na integra:
Informamos que a visitação no Rio Claro deve ser acompanhada por guia/condutor autorizado pelo ICMBio. Há placas ao longo da rodovia e nesta época do ano as rondas são reforçadas devido ao grande número de incêndios. Tudo isto está previsto no Plano de Manejo (Portaria Federal ICMBio 45/2009) do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. (veja clicando aqui) Sugerimo também o acesso ao nosso "Guia do Viditante" (veja clicando aqui)