Em apoio ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Polícia Judiciária Civil de Sinop, a 500 quilômetros de Cuiabá (MT), participou de um trabalho de fiscalização, realizado durante quatro dias, na zona rural do município.
No primeiro dia, segunda-feira (24), durante averiguações, os policiais civis do Grupo Armado de Resposta Rápida (Garra) de Sinop, se descolaram até a fazenda “Raizer”, nas proximidades da cidade de Itaúba, a 600 km de Cuiabá, onde em parceria com a equipe do Ibama foi constatado a existência de crime de exploração ilegal de madeira.
No local, foi encontrado um trator CBT, uma motosserra, um caminhão com 9 torras de madeira, e um veículo Saveiro. Todo material foi apreendido e levado à Delegacia de Polícia de Itaúba.
No segundo dia de ação, terça-feira (25), na Reserva Legal do Projeto de Assentamento 12 de outubro, localizada na cidade de Cláudia, a 620 km da capital mato-grossense foi verificado mais práticas contra o meio ambiente, envolvendo também extração ilegal de madeira.
Recuperação de veículo
Na quarta-feira (26) os policiais civis do Garra de Sinop, apreenderam um veículo proveniente de roubo, que estava escondido numa região de mata na Rodovia MT-220, a cerca de 50 quilômetros no centro da cidade.
O automóvel Prisma de cor branca foi recuperado pelos investigadores de polícia após ser localizado dentro de uma área verde de reserva natural. Na checagem, foi descoberto que o carro estava com registro de roubo ocorrido na cidade de Itaúba.