Plantão Policial

Fiscais do Indea/MT em parceria com PRF apreendem carga de madeira ilegal em Barra do Garças

Através de um trabalho em conjunto dos fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea/MT) com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Sema e Sefaz, foi apreendida uma carga de mais de 30m³ de madeira serra na cidade de Barra do Garças. O fato ocorreu há cerca de segunda-feira (07.09).

Conforme os fiscais do Indea/MT, que estavam na ação, a carga que estava em transporte possuía espécies não autorizadas no Documento de Origem Florestal, além de madeira com corte e comercialização proibidos.

“Nós abordamos o caminhão Scania/R 440 A6x4, que transportava a madeira serrada e identificamos espécies sendo transportadas sem estarem autorizadas no Documento de Origem Florestal, o que se configura crime ambiental”, afirmou um dos agentes fiscais.

A carga tinha como origem a cidade de Alto Paraíso/RO e como destino, a cidade de São Francisco/MG.

De acordo com os fiscais, após vistoria na carga, foram encontradas as seguintes Essências Florestais: Astronium sp. (Maracatiara), Sacoglottis sp (Uxi), hiectandra rubra (Canela parda), Apuleia sp (Garapeira), Caryocar sp (Pequi) e Bertholletia excelsa (Castanheira) sendo que estas últimas cinco essências não constam na Nota Fiscal e DOF, portanto, sendo desacobertadas. Também foi encontrado a essência florestal Bertholletia excelsa (Castanheira), madeira que tem o corte e comercialização proibidos. conforme Lei Complementar Estadual 233 de 21/12/2005 artigo 65. Lei de Crimes Ambientais 9.605 de 12/02/1998 artigo 46 – parágrafo Único e Decreto Federal 5.975 de 30/11/2006 artigo 29.

Após os fatos e a constatação de crime ambiental, a ocorrência foi encaminhada para Polícia Civil de Barra do Garças/MT.

A vistoria nos documentos e na carga foi efetuada pelos agentes fiscais do Indea/MT, Aelço Antônio da Silva e Demilson Pereira Borges, com apoio do agente fiscal Filogenio da Rocha Neto e Wagner Passarinho, responsável pelo apoio total no Posto Fiscal de Barra do Garças.

Na oportunidade, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, Rosimeire Ritter, parabenizou os fiscais do Indea pelo trabalho. “Nossos parabéns a esses guerreiros que estão na linha de frente para combater esse tipo de crime. Que não medem esforços no cumprimento de sua missão”, disse ela.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em