Macswell dos Santos Silva, 23, filho do vereador Marcrean Santos foi detido na noite desta sexta-feira (16) na Rua Seis do bairro Campo Verde em Cuiabá-MT, ao conduzir um veículo com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida e desobedecer a polícia durante a abordagem. Na delegacia o jovem passou mal e precisou ser socorrido.
De acordo com o boletim de ocorrências, a PM em rondas no referido bairro, visualizou um veículo HB20 prata com dois ocupantes em atitudes suspeitas e ordenou que o condutor parasse o veículo para a abordagem.
Foi solicitado que os ocupantes descessem com a mão na cabeça, o que o passageiro Kelvin do Santos Silva, 19, obedeceu a ordem policial, já o condutor do automóvel Macswell desceu com a mão na cintura ameaçando pegar algo, o qual foi repreendido pela PM e ordenado que colocasse as mãos na cabeça, ordem essa que foi desobedecida por várias vezes.
Macswell ao apresentar a CNH para a polícia, a mesma encontrava-se vencida desde 2017. Ao ser conduzido a delegacia junto com seu primo, para a confecção do boletim de ocorrência por desobediência e condução de veículo com CNH vencida, o jovem filho do vereador começou a passar mal dentro da unidade policial aparentando estar com falta de ar e tendo que ser conduzido as pressas a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Morada do Ouro.
Quando o jovem estava sendo atendido na UPA o vereador Macrean se apresentou na unidade de saúde e disse aos policiais que toda a situação poderia ser resolvida ali mesmo, sem prejudicar ninguém. A conversa foi passada ao oficial de área, que orientou os militares a confeccionar o boletim de ocorrências conforme manda a lei.
Depois de atendido e medicado o jovem foi encaminhado novamente a delegacia e ao chegar ao local apresentou falta de ar novamente, e neste momento o vereador passou a acusar os policiais de agressão por isso seu filho estaria passando mal.
Ainda durante o ato de rebeldia, Marcrean Santos ameaçou os policiais informando que ligaria para a Casa Militar e realizou uma ligação e durante o diálogo deu a entender que estaria conversando com o governador Pedro Taques, no intuito de intimidar os policiais, para que liberassem seu filho.
Passando mal novamente Macswell foi encaminhado pela segunda vez a UPA do Morada do Ouro e depois de receber atendimento foi encaminhado e entregue ao delegado plantonista do Cisc do bairro Planalto.
Verador cassado
Marcrean como vereador chegou a ter o mandato cassado pelo juiz Gonçalo Antunes de Barros Neto, da 55ª Zona Eleitoral, pela prática de fraude na composição da lista de candidatos às eleições de 2016 e também por abuso de poder.
Na fraude denunciada pelo Ministério Público Federal (MPE) aponta que Macrean e outros vereadores denunciados ludibriaram a justiça eleitoral apresentando nomes de candidatos que se quer sabiam que estavam concorrendo a alguma coisa naquelas eleições. Foi inserido nome de mulheres de maneira irregular na chapa, sendo assim Macrean um dos beneficiados nas eleições, pois de acordo com o MPE, caso os nomes das mulheres não fossem apresentados, Marcrean não teria sido eleito.