Plantão Policial

Filho de vereador teria comprado diploma falso por R$ 3,5 mil

O falso dentista, Joilton da Silva Gusmão, de 24 anos, preso em flagrante na manhã desta quinta-feira (11), por atuar na rede municipal de saúde de Várzea Grande com diploma falso, foi liberado nesta sexta-feira (11), pela delegada da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Administração Pública (Defaz), Cleibe Aparecida de Paula. O filho do vereador várzea-grandense, Hilton Gusmão (PSD), teria confessado o pagamento de R$ 3,5 mil pela aquisição do documento falsificado.

Para ser liberado, o falso dentista assinou um termo circunstanciado e vai responder por uso de documento falso e falsificação de documento. 

Joilton foi preso pelos policiais da delegacia no momento em que atendia um paciente na unidade no posto de saúde Manaíra, no bairro Boa Esperança. A denúncia foi feita pelo Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), após o falso dentista solicitar, em julho deste ano, um pedido de registro profissional para exercer a profissão. Na ocasião, ele apresentou um diploma falso com assinatura de uma universidade particular da capital e conseguiu a carteirinha provisória.

Segundo o CRO, Joilton era estudante de odontologia, mas havia abandonado o curso há algum tempo. Além disso, o diploma apresentado era de uma universidade da capital (Universidade de Cuiabá – Unic), porém ele estudava em outra, localizada em  Várzea Grande (Univag).

O falso dentista estava tratado desde o dia 20 de julho, pela Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Várzea Grande, para ocupar o cargo de odontólogo.

Além da prisão, durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão (ação está inserida na operação da Segurança Pública "Karcharias", que combate aos crimes de corrupção, contra a administração pública e tributária) na residência do suspeito, foram apreendidos os documentos falsificados de “Conclusão de Curso” e “Histórico Escolar”.

De acordo com a delegada, Cleibe Aparecida de Paula, o certificado de conclusão de curso superior é uma imitação grosseira, sendo confirmada a falsificação pela instituição de ensino. “Nas bases de dados da universidade não constava o nome do suspeito como aluno regularmente matriculado, bem como não havia registros nas disciplinas componentes da grade curricular da Faculdade de Odontologia”, disse a delegada.

A Defaz também apreendeu documentos relacionados à contratação da irmã de Joilton, que atua como enfermeira no pronto-socorro municipal. Além dele, sua irmã Joselaine da Silva Gusmão também está sendo investigada. 

“Mas considerando que os dois são irmãos e o processo é o mesmo, estamos verificando todas as possibilidades”, afirmou a delegada responsável pela investigação.

Varredura na Prefeitura

Policiais da Defaz também estiveram na sede da Prefeitura Municipal de Várzea Grande. Em buscas na Secretaria de Administração e Saúde foi apreendido o processo de contratação do suspeito, mas a documentação estava incompleta.

Por meio de nota, a prefeita Lucimar Campos (Dem) afirmou que colaborou com as investigações da Derf. Sobre as denuncias envolvendo os irmãos contratados pela Prefeitura, a democrata declarou que já determinou o afastamento dos servidores e a suspensão dos contratos. Também foi aberto dois Processos Administrativos Disciplinares para a averiguação, em conjunto com a investigação da Polícia Civil, se houve a falsificação de qualquer documento que comprove exercício irregular de profissão.

Filho de vereador é preso por atuar com diploma de odontologia falso

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em