E como o procedimento vai levar mais tempo que o usual, recomenda que os espectadores cheguem uma hora antes do início das partidas.
A medida foi anunciada junto com um plano de segurança na tarde da última sexta (8), em reunião envolvendo representantes da federação internacional, do Comitê Organizador Local (COL) e do governo federal.
"Vamos ter um controle mais rígido na entrada dos estádios. Portais serão instalados e quem resolver chegar ao estádio apenas 15 minutos antes do horário dos jogos estará atrasado", disse o consultor de segurança da Fifa, Serge Dumortier. "As pessoas precisam saber que haverá uma entrada muito controlada."
Dumortier utilizou o caso do boliviano Kevin Espada, que morreu no último dia 20 de fevereiro ao ser atingido em cheio por um sinalizador naval lançado pela torcida do Corinthians, para justificar o reforço na segurança dos eventos Fifa.
"Sei que o tema está em voga na região, mas a Fifa lida com isso o tempo todo. Tentamos encorajar as federações a seguir essas regras", afirmou, antes de acrescentar que "não tem preocupação com a Copa no Brasil [em relação a segurança dentro dos estádios]."
Para colocar a medida em prática, o COL e a Fifa devem disponibilizar até abril uma lista de produtos e artefatos que os torcedores não poderão carregar consigo até o interior dos estádios.
"Colocaremos em prática a partir da Copa das Confederações. Há tempo hábil para que o torcedor entenda essa mudança", disse José Hilário Medeiros, gerente de segurança no COL.
Fonte: Portal2014