Mix diário

Fifa escolhe iraniano naturalizado australiano para apitar final do Mundial de Clubes nos EUA

A grande final do Mundial de Clubes entre Paris Saint-Germain e Chelsea acontece neste domingo, às 16h, no MetLife Stadium, em New Jersey. Para apitar o confronto, a Fifa escolheu o árbitro Alireza Faghani, conhecido por atuar em decisões e partidas importantes.

Faghani nasceu no Irã e, em 2019, se naturalizou australiano após mudar para o país com a família. A decisão ocorreu depois que o árbitro manifestou apoio aos protestos de Mahsa Amini, que pediam o fim do uso obrigatório do hijab e denunciavam a repressão do governo iraniano.

Em retaliação, a Federação Iraniana de Futebol retirou seu status de árbitro nacional em janeiro de 2023. Desde então, Faghani passou a representar oficialmente a arbitragem australiana em competições internacionais.

Árbitro da Fifa desde 2008, ele coleciona participações em alguns dos principais torneios do futebol mundial. Já apitou duas edições da Copa do Mundo, em 2018 e 2022, além de jogos na Copa das Confederações, Copa da Ásia e Jogos Olímpicos.

Na Olimpíada do Rio/2016, comandou a final do futebol masculino entre Brasil e Alemanha, vencida pela seleção brasileira nos pênaltis. Também esteve presente na Copa Intercontinental de Clubes em 2015, quando apitou a decisão entre Barcelona e River Plate.

Na Copa do Mundo de 2018, foi escalado para quatro partidas, incluindo a vitória do Brasil por 2 a 0 sobre a Sérvia na fase de grupos. Também atuou na disputa do terceiro lugar entre Bélgica e Inglaterra.

No ano anterior, se envolveu em uma controvérsia na semifinal da Copa das Confederações da Rússia, entre Portugal e Chile, ao optar por não revisar um lance polêmico de pênalti a favor da seleção sul-americana.

No Mundial de Clubes deste ano, Faghani participou de duas partidas: o empate entre Al-Ahly e Inter Miami, na abertura do torneio, e a semifinal entre Palmeiras e Chelsea.

Reconhecido por sua postura firme e decisões técnicas precisas, foi eleito “Árbitro Asiático do Ano” em 2016 e 2018. Com ampla bagagem em jogos decisivos, Faghani chega à final do Mundial como um dos nomes mais experientes da arbitragem internacional.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve