O lançamento do programa também contou com a presença do secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Ricardo Cappelli. Responsável pelo Brasil Voluntário, programa de voluntariado do governo federal, Cappeli reforçou a importância dos voluntários no evento. “O Brasil vai mostrar pro mundo sua capacidade de realizar um grande evento e receber bem os visitantes. Esse é o grande papel do voluntário”, observou. “Nosso objetivo agora é integrar ainda mais os voluntários e fazer um grande programa de voluntariado para o país, que vai mostrar ao mundo o que nós temos de melhor”, concluiu.
Também estiveram presentes ao evento o governador do Mato Grosso, Sinval Barbosa, e o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, além do voluntário André Luis Sousa, cuiabano que atuou na abertura da Copa das Confederações da FIFA 2013, em Brasília, e estará na Copa do Mundo da FIFA, e Igor Mota, capitão do Cuiabá Arsenal e da seleção brasileira de futebol americano, representando o esporte mato-grossense.
Etapas
Na primeira etapa do programa da FIFA, os voluntários passam por dinâmicas de grupo e entrevistas nas cidades-sede previamente agendadas. Os pré-selecionados passam para um treinamento virtual sobre a Copa e, caso aprovados, passam para a última fase, de alocação dos setores onde irão atuar, e um treinamento específico, já no mês de realização do evento. São mais de 50 funções, divididas em diversos locais de atuação, entre eles aeroportos, estádios, hotéis e pontos de mobilidade.
As inscrições podem ser feitas pelo site da FIFA
Qualquer pessoa com mais de 18 anos poderá participar. Em 2012, a primeira janela de inscrições teve a participação de quase 130 mil pessoas.
Portal da Copa