Esportes

FIFA divulga critérios para sorteio final da Copa do Mundo

 
Ficou definido que o primeiro pote do sorteio, composto pelos cabeças de chave dos grupos, terá o Brasil (país-sede) e os sete primeiros colocados do ranking da FIFA de outubro que conseguirem classificação para o Mundial. O ranking será divulgado no dia 17, após a rodada das eliminatórias deste mês, quando outras 11 equipes se juntarão às dez já garantidas no Mundial até aqui.
 
As demais 11 seleções que completarão as 32 participantes da Copa serão conhecidas em novembro. Atualmente, os sete países melhores posicionados no ranking da FIFA, na ordem, são: Espanha, Argentina, Alemanha, Itália, Colômbia, Bélgica e Uruguai. Dessas, Argentina e Itália já referendaram a classificação para o Mundial de 2014. O ranking de novembro não será considerado para o sorteio, porque as seleções envolvidas nas repescagens teriam vantagem.
 
De acordo com a FIFA, os outros potes serão definidos por critérios esportivos e geográficos. Países de um mesmo continente, com exceção da Europa, não ficam no mesmo grupo. Por enquanto, já estão garantidos no torneio, além de Brasil, Itália e Argentina, as seleções de Estados Unidos, Costa Rica, Japão, Austrália, Holanda, Irã e Coreia do Sul.
 
A reunião também serviu para os dirigentes discutirem a situação entre Israel e Palestina – assunto sobre o qual houve encontros em Zurique nos dias 3 e 23 de setembro –, a Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022, a Força-Tarefa contra o Racismo e a Discriminação. A próxima reunião do Comitê Executivo da entidade será na Bahia, nos dias 4 e 5 de dezembro.
 
Portal da Copa 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos