Os novos boletos terão, também, uma nova data de vencimento, que não foi divulgada. Inicialmente, as pessoas que escolheram essa forma de pagamento deveriam ter recebido o email com a guia até 13 de novembro, tendo sete dias para efetuar o pagamento. O descumprimento do prazo gerou uma série de reclamações.
A nota enviada pelo Departamento de Imprensa da Fifa nesta sexta-feira, 22, diz que o banco "Itaú informou à FIFA que está enfrentando desafios na emissão e entrega dos boletos para um pequeno número de clientes que adquiriram ingressos para a Copa". No comunicado, a Fifa disse que está em contato com os consumidores que tiveram problema.
Procurado, o banco Itaú, responsável pela geração dos boletos e patrocinador da CBF e da Copa do Mundo, manteve a informação de que todo o procedimento dos carnês transcorreu dentro da normalidade.
"O email que os clientes estão recebendo explica que novos boletos já estão sendo processados e enviados para aqueles que não conseguiram gerar o boleto. A expectativa é que todos os clientes recebam o novo boleto até o dia 29 de novembro, com uma nova data de vencimento", diz a nota da Fifa.
A entidade informa que o cliente que não receber o boleto até o dia 29 deve entrar em contato com a Central de Atendimento da Fifa. Se o carnê não for pago dentro da nova data de vencimento, o pedido será cancelado, de acordo com a Fifa.
Alguns torcedores ouvidos pelo UOL Esporte já foram contatados pela Fifa. "Parece que agora vai dar certo", afirma o empresário João Paulo Almendra Freitas Andrade, 31 anos, que vive em Teresina, no Piauí. "Virou uma saga, mas hoje (sexta-feira) recebi um email falando que até o dia 29 chegaria o novo boleto", completou.
Nem todos tiveram a mesma sorte. O estudante brasiliense Pedro Henrique Gonçalves Domingues de Oliveira, de 21 anos, ainda não havia sido informado sobre o novo prazo. "Na quinta-feira (21) recebi um email com o código do boleto. Quando entrei no site do banco, o boleto tinha a data antiga, que tinha expirado."
A funcionária pública Sthael dos Santos Couto, de 32 anos, por sua vez, recebeu os boletos nesta sexta-feira, 22, depois de esperá-los por mais de uma semana. "Enfim recebi hoje o boleto. Liguei na central da Fifa e eles me informaram um e-mail para que eu solicitasse o código do boleto. E finalmente deu certo."
UOL