Esportes

Fifa aceita recurso da Argentina e revoga suspensão de Messi

Ainda lutando por vaga na Copa do Mundo de 2018, a seleção argentina recebeu uma grande notícia nesta sexta-feira. A Fifa anunciou que o seu Comitê de Apelação decidiu aceitar o recurso da Associação de Futebol da Argentina (AFA) contra a suspensão de quatro jogos imposta a Messi por ofensas ao auxiliar brasileiro Emerson de Carvalho (veja no vídeo abaixo). Desta forma, a punição está revogada, e o astro está liberado para defender o time nacional na reta final das eliminatórias da América do Sul.

– O Comitê de Apelação da Fifa considerou reprovável a conduta do jogador Lionel Messi no dito incidente, mas determinou que as provas disponíveis não eram suficientes para demonstrar, segundo as normas adequadas – ou seja, de maneira completamente satisfatória – a aplicação do artigo 77 do código, que permite à Comissão Disciplinar sancionar faltas graves que não tenham sido advertidas pelo árbitro oficial do jogo – diz o comunicado divulgado pela Fifa.

A decisão foi tomada depois de uma audiência em Zurique, no dia 4 de maio, na qual o Comitê de Apelação já havia recusado a decisão do Comitê Disciplinar, que impôs gancho de quatro partidas a Messi, que foi acusado de infringir o artigo 57 do código disciplinar da Fifa ao xingar Emerson de Carvalho durante e no fim da vitória argentina sobre o Chile, por 1 a 0. Na ocasião, o camisa 10 foi flagrado pelas câmeras de TV xingando o bandeirinha com a expressão "La concha de tu madre" – muito usada pelos argentinos – após a marcação de uma falta. Depois do apito final, Messi voltou a ofender o brasileiro e o ignorou ao cumprimentar o trio de arbitragem.

Os xingamentos não foram relatados pelo árbitro Sandro Meira Ricci na súmula oficial da partida. Entretanto, o Comitê Disciplinar utilizou as imagens – que repercutiram em todo o planeta – para impor a punição dias depois, horas antes do confronto contra a Bolívia, no qual a Argentina saiu derrotada por 2 a 0. A AFA, então, iniciou o processo para tentar suspender a punição dada a seu grande astro, que só poderia retornar ao time na rodada final das eliminatórias.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos