Movidos pela fé, crianças, jovens, adultos e idosos enfrentaram pedras e muita poeira durante a caminhada (Foto: Reprodução/TV Tapajós)
Devotos de Nossa Senhora da Conceição saíram em romaria da comunidade Baixa da Onça, em Santarém, oeste do Pará, na tarde de segunda-feira (7) e após 56 quilômetros de caminhada, chegaram à catedral localizada no centro da cidade por volta das 5h30 desta terça-feira (8), dia que é dedicado à padroeira dos católicos santarenos.
O longo percurso não foi fácil. Movidos pela fé, crianças, jovens, adultos e idosos enfrentaram pedras e muita poeira durante a caminhada. “Todos os anos fazemos [a caminhada] e é a maior alegria da nossa vida. Nossa Senhora e Jesus que dão muita força. Eu nem canso”, garantiu a coordenadora da romaria, Maria Chagas.
Algumas pessoas caminharam para agradecer as graças alcançadas por intermédio de Nossa Senhora da Conceição e outras somente para expressar a devoção à padroeira dos santarenos.
Para agradecer pelas bênçãos alcançadas, a aposentada Zélia Chagas participou pela primeira vez da romaria. “É uma fé que eu tenho muito grande em Nossa Senhora da Conceição. Eu já alcancei várias bênçãos graças a Deus e por isso eu participo da caminhada”, contou.
Este foi o terceiro ano que o estudante Fabrício Sousa percorreu os 56 quilômetros em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. “Eu me sinto feliz, renovado de participar. Sempre gostei muito”.
Na chegada à igreja Matriz, os caminhantes foram recebidos por outros fiéis que foram participar da tradicional missa da Imaculada Conceição que é celebrada ao final da romaria. A celebração iniciou por volta das 7h.
Após a missa, continua a programação das Festividades de Nossa Senhora da Conceição e o encerramento com o tradicional show pirotécnico será à meia-noite.
Fonte: G1