Chamado de "Manual de bom uso", publicação foi considerada machista na Argentina (Foto: Augustina Altman / Facebook)
A Fiat retirou de circulação, na Argentina, um manual de carros novos considerado machista. Chamado de "manual de buen uso" (manual de bom uso, em português), a publicação acompanhava modelos 0 km da empresa no país, mas foi avaliado como machista nas redes sociais.
Uma internauta publicou em seu perfil do Facebook imagens do manual e seu post foi compartilhado pelo coletivo feminino "Ni una Menos", gerando críticas dos usuários, que consideraram o conteúdo misógino.
Entre as mensagens do manual, aparece o seguinte trecho: "Se nosso acompanhante é uma dama e a saia é muito curta, recomendamos, a fim de manter nossa concentração, que viaje atrás. Se a saia não é muito curta, mas se tem a mão comprida, que também viaje atrás".
O publicação continua dizendo, por exemplo: "Se o clima for propício para ligar o aquecedor nos lembramos que se pode tirar outras vantagens como: induzir uma menina de quem você goste a tirar uma peça de roupa".
Após as críticas, a Fiat Argentina comunicou a retirada de circulação do manual em seu Twitter. "Informamos que o manual de bom uso foi retirado de circulação", disse a empresa. "Lamentamos que este tenha sido o resultado. A criação nunca teve como objetivo faltar com o respeito à comunidade", completou a montadora.
O Conselho Nacional de Mulheres do país também entrou na discussão e se dispôs a ajudar a Fiat a elaborar futuros manuais.
Fonte: G1