Mix diário

Fiat Grande Panda chega este ano ao Brasil rebatizado de Argo, com a missão de liderar vendas

Agora é oficial. O hatch compacto inédito que a Fiat irá lançar este ano no Brasil se chamará Argo. Olivier François, CEO global da marca de origem italiana, confirmou a informação ao site Autos Infos. O modelo tem visual semelhante ao do Grande Panda, popular na Itália.

O executivo confirmou ainda que o carro será produzido na unidade da Stellantis em Betim (MG). O nome Argo foi escolhido, salientou François, por conta da popularidade do modelo no Brasil e nos demais mercados da América do Sul.

Vale lembrar que o projeto do hatch foi chamado internamente de Argo Next Gen, o que já dava indícios de que poderia se tratar de uma nova geração do modelo – conforme antecipado pelo site Autos Segredos. Depois, a Stellantis adotou o código F1H para se referir ao veículo.

Estrela dos 50 anos

O novo Fiat Argo é o primeiro dos cinco carros que a marca de origem italiana irá lançar no Brasil entre 2026 e 2030. O hatch chega neste ano para ser a grande estrela do aniversário de 50 anos da empresa no País.

Além disso, a Fiat espera que o novo Argo se torne o carro mais vendido do Brasil. O hatch tem missão difícil, já que irá rivalizar com Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Volkswagen Polo.

O novo Fiat Argo será feito sobre a plataforma Smart Car, espécie de evolução da CMP que serve de base para os modelos da Citroën comercializados no Brasil. O vindouro Jeep Avenger terá a mesma arquitetura. Todos esses modelos são oriundos de marcas pertencentes à Stellantis.

Visualmente, o novo Argo seguirá a identidade do Grande Panda europeu. Adicionalmente, a Fiat deve preparar easter eggs inéditos – surpresas espalhadas pela carroceria – no modelo nacional. Espera-se, por exemplo, homenagem aos 50 anos da marca no Brasil. A Fiat foi inaugurada em 1976.

O novo Fiat Argo será vendido no Brasil com motor 1.0 Firefly de 75 cv de potência e 10,7 kgfm de torque associado ao câmbio manual de cinco marchas.

Na Europa, o Grande Panda conta com versões elétricas. Por aqui, o novo Argo deverá ter configurações com o sistema híbrido leve de Pulse e Fastback e dos Peugeot 208 e 2008. O conjunto traz motor 1.0 Turbo 200 Hybrid de até 130 cv e 20,4 kgfm associado ao câmbio CVT com sete marchas simuladas.

Segundo apurações do site Autos Segredos, o atual Fiat Argo continuará a ser vendido. O hatch atual seguirá em linha por meio da versão Urban.

Ainda de acordo com a publicação, o modelo será comercializado com motor 1.0 Firefly e câmbio manual de cinco marchas. Haverá ainda opção com 1.3 Firefly e transmissão automática do tipo CVT com sete marchas simuladas.

Outros lançamentos

Além do Grande Panda, a Fiat prepara um SUV inédito de sete lugares, posicionado acima do Fastback e feito para disputar espaço com a Chevrolet Spin. O utilitário pode ter porte próximo ao do Jeep Compass e será derivado do Citroën Aircross. Deverá ser fabricado em Betim a partir de 2027.

Outro lançamento confirmado é a segunda geração do Fastback, que será construído sobre a base do Citroën Basalt. O modelo manterá o estilo cupê, com teto inclinado e pegada esportiva, mas terá melhorias no acabamento interno e nos recursos de tecnologia.

A picape Toro também vai ganhar uma nova geração dentro desse ciclo. Ela deve migrar para a plataforma STLA Medium, a mesma que servirá ao próximo Compass. A expectativa é que adote motorização híbrida, combinando o motor 1.3 turbo a dois propulsores elétricos, tornando-se assim a primeira picape eletrificada da Stellantis na região.

Por fim, a terceira geração da Strada está programada para o final da década. O projeto utilizará a plataforma STLA Small e também terá opção de motor híbrido leve. Maior do que a atual, deve manter a variedade de versões de cabine simples, estendida e dupla.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve