Nacional

FHC diz que chamar manifestantes de baderneiros ‘é grave erro’


A declaração se contrapõe a afirmações do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que usou o termo ao se referir aos manifestantes envolvidos em atos de depredação durante o primeiro protesto da semana passada contra o reajuste das passagens do transporte público em São Paulo.

Para FHC, governantes e lideranças "precisam atuar entendendo o porquê desses acontecimentos nas ruas".

Veja a íntegra da nota divulgada em seu perfil no Facebook, ilustrada com uma fotografia da manifestação das Diretas Já na praça da Sé, em São Paulo, em janeiro de 1984:

"Os governantes e as lideranças do país precisam atuar entendendo o porquê desses acontecimentos nas ruas. Desqualificá-los como ação de baderneiros é grave erro. Dizer que são violentos nada resolve. Justificar a repressão é inútil: não encontra apoio no sentimento da sociedade. As razões se encontram na carestia, na má qualidade dos serviços públicos, na corrupção, no desencanto da juventude frente ao futuro".

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus