Estilo de vida saudável e monitoramento são aliados contra esta doença silenciosa*
O diabetes é uma doença sistêmica, que pode atingir vários órgãos do nosso corpo. Sem controle, o excesso de açúcar no sangue pode causar problemas cardiovasculares graves, dos quais os mais comuns são infarto e AVC_
Em todo mundo, 537 milhões de pessoas são portadoras de Diabetes, de acordo com o Atlas da Federação Internacional de Diabetes (IDF), de dezembro de 2021. Só no Brasil são 15,7 milhões. Um a cada dois adultos, entre 20 e 79 anos (44,7%), com diabetes desconhece sua condição, o que é preocupante uma vez que quanto mais tarde iniciado o tratamento, maior a probabilidade de complicações e morte. Entre os brasileiros, a entidade estima que são cinco milhões de pessoas ainda sem o diagnóstico.
Os especialistas da IDF projetam que o número de adultos com a doença pode chegar a 643 milhões em 2030 e a 784 milhões em 2045. A prevalência global da doença atingiu 10,5%, com quase metade (44,7%) sem diagnóstico.
Ainda de acordo com o levantamento da IDF, o desconhecimento e a falta de controle da doença colocam o diabetes hoje como o principal fator de mortalidade em todo o mundo. Segundo o Atlas, aproximadamente 6,7 milhões de adultos entre 20 e 79 anos morreram como resultado de diabetes ou suas complicações em 2021, o que corresponde a 12% das mortes globais por todas as causas na mesma faixa etária.
O Atlas, feito a cada dois anos, revela que o número de pessoas com diabetes aumentou de tal maneira que superou, proporcionalmente, a expansão da população global. Ações educativas e de autocuidado devem ser disseminadas para que mais pessoas se conscientizem da necessidade de um estilo de vida mais saudável, consultas e exames regulares.
… saúde é o que interessa! Unimed Cuiabá sempre à frente!