Cidades

Festival vende cerca de 30 toneladas de pamonhas e injeta quase R$ 500 mil na comunidade do Rio dos Peixes

O Festival da Pamonha, realizado na comunidade do Rio dos Peixes, na rodovia Emanuel Pinheiro (às margens da MT-251, no Km 23), área rural de Cuiabá, foi um grande sucesso e superou a estimativa de vendas comercializando cerca de 30 toneladas de produtos derivados do milho, uma projeção de cerca de R$ 500 mil comercializados. A terceira edição foi realizada entre 21 e 24 de abril.

Conforme o levantamento da Secretaria Municipal de Turismo, coordenada pelo secretário Zito Adrien, nos quatro dias do evento, visitantes das cidades de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Goiás passaram pelo evento. A pasta identificou também a presença de visitantes estrangeiros  do Chile, Estados Unidos e Venezuela. 

Além de fomentar o turismo, o  Festival da Pamonha possibilitou  uma injeção de ânimo no comércio que gerou 300 empregos diretos nas quase 60 pontos de comercialização de produtos derivados da pamonha e ainda, o de espetinhos, cachorro-quente, além dos restaurantes, artesanatos e demais.

O secretário Zito Adrien cita que o Festival melhorou a estrutura da região. Ele destaca que devido aos trabalhos da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e da Ordem Pública (Sorp), não se registrou nenhuma ocorrência envolvendo acidente no trânsito e a Sorp garantiu a segurança dos visitantes.

"A Prefeitura fez a parte dela. A  Pasta do Turismo foi quem comandou o evento com a ajuda das secretarias como a Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico; Cultura, Esporte e Lazer, Comunicação e a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb). A realização deste Festival e com esse sucesso todo, foi um pedido do prefeito Emanuel Pinheiro, desde quando assumi a Secretaria de Turismo. E lá, foi criada uma estrutura que ficou para a comunidade. Trocamos as lâmpadas para LED, ajustamos os locais para compostagem de lixo, dentre outras iniciativas. O cuidado da gestão era o de realizar um evento de sucesso, tinhamos uma preocupação considerando que a comunidade estava desanimada, descapitalizada e receosa.  A atividade serviu como uma injeção de ânimo. No ano que vem, o evento vai ser maior. Temos ciência de que precisaremos melhorar algumas coisas,  por exemplo, a localização, porque precisamos nos atentar para os pontos de acessibilidade. Não podemos pecar na questão do trânsito. Muitos comerciantes terão que se estruturar melhor e o Município será parceiro. Sempre lembrando que as pamonhas, que toda a produção, é feita de forma manual. E isso diz respeito a comunidade,  é por isso, iremos melhorar ainda mais a organização”, ponderou o gestor.

Zito lembra que a festividade possibilitou a geração de  300 empregos diretos. "Vamos melhorar  cada vez mais. A gente busca fornecer os subsídios. Muitas famílias daquela  região conseguiram empregos e a partir deste evento, as vendas irão melhorar. Havia muitas pessoas que não conheciam a localidade”, finalizou.

A primeira edição do festival ocorreu em  2018, alcançando as vendas de quatro toneladas de derivados do  milho. Já em 2019, esse número subiu expressivamente para 11 toneladas.  Devido a pandemia causada pelo novo Coronavírus, em 2020,  a Prefeitura de Cuiabá decidiu suspender o evento nos anos de 2020 e 2021. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.