Começa nesta quinta-feira (28.09), na área externa da Arena Pantanal, em Cuiabá, o Festival Vambora, que apresenta ao público uma pluralidade de atrações da música brasileira e mato-grossense em três dias de show.
Realizado com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e da Assembleia Legislativa, o evento chega à sua 3ª edição em uma superestrutura, que contará, também, com feira gastronômica, exposições e opções de lazer.
Os shows e apresentações de dança e cultura popular acontecem em dois espaços: Palco Vambora e Lounge. MV Bill, Rashid e Criolo são alguns dos artistas que se apresentam no Palco Vambora. No mesmo espaço, o público vai acompanhar um panorama representativo da música produzida em Mato Grosso.
Dentre as atrações locais, estarão Mariana Borealis, André Coruja, Cristopher Chaves, A Luisa Lamar, Bia Trindade, Pacha Ana, e as bandas Power Rock Trio, Mandala Soul, os Imitáveis, O Mormaço Severino e Calorosa.
Grupos de rap de Sinop e Várzea Grande, Manas do Nortão e Conduta do Gueto, respectivamente, compõem a programação com outros representantes do movimento que retrata a realidade das periferias.
O Palco Vambora recebe, ainda, artistas com referências no samba e pagode, dentre os quais o Grupo Puro Prazer, de Cuiabá.
Já o espaço Lounge reúne outras variadas linguagens artísticas, que incluem samba, clássicos da MPB, música eletrônica e hip hop, além de espetáculos de dança. Também haverá muita cultura popular no local, com apresentações de maracatu e siriri.
O espaço será palco do Campeonato de Matriz Chyper, uma batalha de breakdance, na quinta-feira (28.09), e do Campeonato de MCs, que ocorre na sexta-feira (29.09) e sábado (30.09). Outra atração é a personagem Penélope Pê, que se junta ao músico João Reis para um show recheado de sofrência e muito humor.
Um conjunto diverso de DJs integra ainda a programação no Lounge. Selecta Smile, Capim Santo, DJ Chabox, DJ Spinha, rapper Fiel e DJ Taba são alguns dos artistas que se apresentam no local, alternando sets de reggae, eletrônico, batucadas, ritmos afro-brasileiros e hip hop.
“É um evento que ajuda a fortalecer a cadeia produtiva da cultura mato-grossense, ao mesmo tempo em que oferece uma programação acessível e de qualidade à nossa população. Desejamos sucesso e que o público aproveite bastante essa diversidade de atrações”, comenta o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.
Integrado ao ecossistema dos mais importantes festivais independentes do país, o 3º Festival Vambora busca democratizar o acesso do grande público a um evento cultural de qualidade.