Considerado o maior evento nipo-brasileiro do Estado, A 4ª edição do Festival do Japão-MT 2015 terá início na sexta-feira (09), no Memorial do Papa, no bairro Morada do Ouro. O público prestigiará apresentações de músicas, danças típicas, oficinas, feira gastronômica e eleição da Miss Nikey 2015. Os organizadores esperam receber mais de 100 mil pessoas no evento, que vai até o dia 12 de outubro. O Festival do Japão-MT 2015 terá entrada gratuita e funcionará das 18 às 23 horas.
Este ano, além da programação tradicional, o festival traz uma área de esportes, com demonstrações e desafios em várias modalidades. A grande atração para este espaço é o campeão mundial e recordista brasileiro de medalhas do pan-americano, de tênis de mesa, Hugo Hoyama. O atleta desafiará o público a rebater cinco saques seguidos. O participante que conseguir completar a prova, levará para casa uma moto zero.
O presidente da Associação Nipo de Cuiabá e Várzea Grande, Yuji Izawa, destaca o cuidado que a equipe está tendo com a preparação do evento para que o público mato-grossense possa conhecer a beleza da cultura japonesa.
“Queremos trazer a cultura japonesa para mais perto dos cuiabanos e realizar um grande festival, por isso o evento está com espaço novo, com mais amplitude para receber o público. Estamos nos esforçando para oferecer um espaço melhor e maior. Queremos que as pessoas possam conhecer e desfrutar da rica cultura japonesa”, pontua.
Para o prefeito Mauro Mendes, apoiar o festival é de grande importância para o município, auxiliando na interação entre as duas culturas e influenciando no desenvolvimento do turismo local. “Acho este festival muito importante. Movimenta um público expressivo e vamos participar em respeito à tradição que o festival, em tão poucos anos, conquistou. Isso mostra a força que a cultura tem e o quanto ela pode nos auxiliar, fomentado o turismo” diz.
De acordo com o secretário Cultura, Esporte e Turismo, Alberto Machado, a realização do evento tem sido acompanhada de perto, pois contribui, principalmente, para o ganho cultural da população.
“É um evento que promove o encontro de culturas e já ganhou popularidade aqui na capital. Toda a população espera para prestigiar as apresentações. É um ganho muito grande de conhecimento para todos”, finaliza.
Atualmente, o Brasil abriga a maior população japonesa fora do Japão, com mais 1,5 milhão de nipo-brasileiros, cuja a maioria reside nos Estados de São Paulo e Paraná.
(Assessoria)