O maior festival nacional de pesca esportiva embarcada em água doce acontece em Cáceres (225 km de Cuiabá-MT) de 06 e 10 de junho às margens do Rio Paraguai, na praia do Daveron. Com isso, o estado deve receber pescadores do Brasil inteiro e também de fora do País movimentando a economia.
O principal objetivo do festival que está em sua 37ª edição, é estimular o potencial turístico do estado, incentivar a prática da pesca esportiva no Pantanal Norte, promover o lazer e a integração entre os amantes da pesca e resgatar a história e cultura regional.
Com os quatro dias de evento, o município de Cáceres já mobiliza para receber os turistas e o secretário de turismo do município, Junior Trindade revelou os preparativos. “A secretaria de Turismo está focada em fazer um festival que entre para a história, tanto na parte desportiva quanto nas atrações que teremos para toda população. Além das feiras e oficinas, o evento contará com shows nacionais, atraindo uma variedade maior de público”.
Entre os shows nacionais que serão realizados no evento, estão artistas sertanejos como Edson e Hudson, Chitãozinho e Xororó, Maria Cecília e Rodolfo, Sambô, Joelma e encerrando o evento, a cantora Paula Fernandes.
Cerca de 15 expositores, pertencentes a organizações de “Agricultura Familiar” e “Economia Solidária” provenientes de várias regiões do município, tais como Horizonte D’Oeste, Sadia, Corixinha e Vila Aparecida e que irão comercializar produtos como doces, biscoitos, pães, mel, entre outros.
Técnicos da Vigilância Sanitária de Cáceres estão inspecionando os locais onde são processados alimentos artesanais que serão expostos e comercializados durante o festival. Por determinação do Secretário Municipal de Saúde, a Vigilância Sanitária estará com uma equipe atuando durante todo o evento, fiscalizando as tendas, barracas e estabelecimentos fixos onde ocorra a manipulação de alimentos.
O prefeito de Cáceres, Francis Maris, falou do orgulho da cidade de receber o evento, “o povo cacerense sente-se orgulhoso de sua Terra, que na ultima edição do FIPe, recebeu o titulo de capital nacional da pesca esportiva, e da sua maior festa, que, ao longo dos anos, foi conquistando recordes memoráveis em 1992 entrou para o Guinness Book como o “maior festival de pesca embarcada em agua doce do mundo”, na edição de 2017, foi considerado o “maior campeonato nacional na categoria sênior” e, concomitantemente, o “maior campeonato de pesca esportiva infanto-juvenil” do Pais”.
Ainda no festival haverá oficinas ambientais, mostras artísticas, palestras ambientais entre outros. As inscrições para os torneios poderão ser feitas pela internet, no site www.fipecaceres.com.br até o dia 06 de junho de 2018 (Quarta-feira) ou na Central de Inscrições no Centro de Eventos Maria Sophia Leite, a partir do dia 06 (Quarta Feira) de junho até as 21h00min.
Para os organizadores do evento, o ponto alto do festival, é a competição de pesca esportiva embarcada motorizada, que reúne um público estimado de 60 mil pessoas, para assistir a largada da competição, onde centenas de embarcações navegam ao ao mesmo tempo com suas equipes.
Entre as premiações para os campeões, estão carro, barcos, gerador de energia, tv led de 40 polegadas, hoverboard, celulares, bicicletas, video games, tablets, motor rabeta, geladeira, ar condicionado e ventilador.