Cidades DESTAQUE 3

Festival da Pamonha começa amanhã (19) na Comunidade Rio dos Peixes; evento terá gastronomia e shows

A 5ª edição do Festival da Pamonha, realizada pela Prefeitura de Cuiabá em parceria com a Comunidade Rio dos Peixes, acontece neste fim de semana, de 19 a 21 de abril – respectivamente sexta, sábado e domingo – no km 23 da Rodovia Emanuel Pinheiro, MT-251.

Este ano, a feira gastronômica contará com 27 barracas de produtos oriundos do milho, entre os quais: pamonhas de vários sabores, cural, bolos, entre outros. Haverá ainda comidas típicas regionais e venda de artesanatos. O horário, que nas últimas quatro edições funcionou das 8h às 18h, contará com programação cultural até às 20h, conforme destaca a diretora de Turismo, Rosely Nonato.

“Esse foi um desejo e um pedido da comunidade para a Prefeitura, através da nossa Secretaria de Turismo – que encabeça o evento e junto às demais pastas que fazem parte da organização, conseguimos atender. Dessa forma, os participantes poderão contar com muita comida boa e atrações que já ganharam o coração do povo cuiabano”, disse.

Entre as atrações da programação cultural estão inclusos os artistas Nico e Lau, que se apresentarão na sexta, Anselmo e Rafael no sábado e Roberto Lucialdo no domingo, todos das 18h às 20h. Além disso, o comércio local, que já conta com suas próprias atrações musicais, estará aberto.

O Festival da Pamonha foi criado pela gestão Emanuel Pinheiro em 2018, atendendo ao pedido da comunidade, com o objetivo de fomentar o turismo local e gerar emprego e renda. Ao longo das quatro edições anteriores, já foram vendidas mais de 88 toneladas de produtos derivados do milho. Foram 4 mil quilos em 2018, 11 mil em 2019, com pausa em 2020 e 2021 devido à pandemia de coronavírus. Em 2022, com o retorno do festival, foram comercializadas mais de 30 toneladas e em 2023, 36 toneladas. Juntas, as edições geraram mais de 300 empregos entre diretos e indiretos.

Conforme o secretário Lincoln Tadeu Sardinha Costa, mesmo com as dificuldades causadas pelas interdições no Portão do Inferno (trecho que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães), este ano, a expectativa é superar os números das edições anteriores.

“Estamos trabalhando para superar todas as edições e chegar a 40 toneladas. Entretanto, mais do que números, queremos trazer de volta o público para o comércio do Rio dos Peixes, que está totalmente prejudicado devido ao pare e siga no Portão do Inferno”, enfatizou.

Para a presidente da comissão do Festival, Kátia Maraiki Schroeder, esse é um dos maiores desejos das famílias que dependem do comércio local. “Todos nós estamos sentindo muito os impactos desse ‘pare e siga’. Nosso movimento despencou e várias famílias ficaram desempregadas. Portanto, o sucesso do Festival da Pamonha desta edição, sem dúvida, virá para abençoar e dar um fôlego para todos nós comerciantes do Rio dos Peixes”, completou.

Além da Secretaria de Turismo, farão parte da organização a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, a Secretaria de Cultura, a Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana, a Secretaria de Ordem Pública, a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Mobilidade Urbana. 

Fonte: Assessoria

João Freitas

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.