Cidades

Festa Literária movimenta a cidade de Chapada dos Guimarães

Foto: Reprodução

Cerca de seis mil visitantes, entre eles professores e estudantes das redes municipal e estadual, são esperados neste sábado (13) para conferir a programação da 2ª Festa Literária de Chapada dos Guimarães (FLIC), que reúne ainda autores, editoras e livrarias.

O evento, que teve início na noite desta sexta-feira (12), segue durante todo o dia, com palestras, apresentações culturais, exposições, oficinas e programação especial para as crianças.

Durante a cerimônia de abertura, na Praça Dom Wunibaldo, um dos idealizadores da Flic, o autor Ramon Carlini destacou que o objetivo é aquecer o próprio mercado literário e trazer visibilidade para as produções que têm sido desenvolvidas em Mato Grosso. Além disso, a ideia é que a cidade tenha um evento cultural de alto nível e que eleve o turismo cultural.

“Este é um momento de comemoração do ‘livro de Mato Grosso’. Viva o povo do livro de Mato Grosso. Nós existimos e queremos ser respeitados”, frisou.

A prefeita Telma de Oliveira deu as boas-vindas aos presentes e também ressaltou a importância do evento para unir os dois segmentos essenciais para o desenvolvimento local, a cultura e o turismo. “Estamos conseguindo colocar Chapada no lugar onde ela tem que estar. Uma cidade turística mais bonita, mais atrativa e culturalmente mais importante no nosso estado”.

O secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, falou sobre a parceria do Governo do Estado na Flic, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), e lembrou que a Festa é mais do que um evento, é uma manifestação cultural.

“Esperamos que ela cresça e seja sucesso, a cada ano, para que tenhamos um evento tão grandioso como a Festa Literária Internacional de Paraty (RJ), que propõe uma experiência única, permeada pela literatura”.

Marrafon ressaltou as riquezas culturais e turísticas e a importância da união dos segmentos. “Temos que buscar eventos que favoreçam essa interlocução, especialmente com relação às questões culturais e educacionais. Com isso, a gente muda as bases estruturais da cidade”, afirmou.

Esta edição do evento, que homenageia o escritor angolano Pepetela, que participa do evento, e o imortal mato-grossense Ivens Scaffe, conta com programação extensa e internacional.

Participam ainda autores, editoras e livrarias que movimentarão a cidade e a comunidade local, tendo envolvimento de todas as escolas do município.

Programação

As atividades deste sábado (13.05) começam com a abertura dos estandes às 9h, que conta também com o projeto Inclusão Literária, de Clóvis Mattos, e o cortejo literário saindo da Praça Dom Wunibaldo.

Às 9h30, tem início a programação da Fliquinha, espaço voltado ao púbico infantil, com a Oficina de Incentivo à Leitura e Fabricação de Marca Página, de Micheli Sierra.

Às 10h o grupo musical Monofoliar apresentará o show Mel de Melão no palco principal da FLIC 2017. No mesmo horário terá início o 1º Bate Papo Literário “Os Sertões E A Literatura – Ricardo Guilherme Dicke e Guimarães Rosa”, mediado por Lorenzo Falcão e com as debatedoras Regina Pereira (SP) e Cristina Campos (MT), na Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães.

Com Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.