As festividades têm início no próximo dia 30 de março e seguem até o dia 01 de abril e tem com a finalidade fomentar o turismo e cultura da comunidade, incrementar a economia e divulgar as tradições e riqueza cultural.
De acordo com o presidente da associação Dalmi Lúcio de Almeida, são esperados cerca de 45 mil pessoas durante os três dias de festa. Ele diz que este ano cerca de vinte peixarias da comunidade participam das festividades. “ Os estabelecimentos vão comercializar pratos típicos regionais a base de peixes. Os visitantes poderão saborear pau e pintado na forma de mujica, peixe frito e pacu assado”.
Almeida diz que na abertura vai ocorrer procissão com encontros de santos de São Benedito, São Gonçalo, São João Batista, São Sebastião e São Pedro.Um dos destaques da programação é o concurso do melhor pacu assado, preparado entre as peixarias da comunidade. Outra disputa que promete ser bastante acirrada é o concurso de quem come mais mujica de pintado.
Para a presidente da Associação dos artesãos, Alice Conceição de Almeida, a festa representa incentivo a cultura. Ela frisa que é gratificante além de vender os produtos , valorizar a comunidade. “A feira de artesanato que acontece no dia 31 vai comercializar galinha de angola, travessas peixes, bonecas,fruteiras confeccionadas a base de barro”.
Segundo a integrante e presidente do grupo de dança Flor Ribeirinha, a comunidade de São Gonçalo Beira Rio é o berço da cultura cuiabana.
Os eventos turísticos e culturais da comunidade São Gonçalo Beira Rio estão inseridos no calendário de eventos da Secretaria Municipal de Turismo de Cuiabá.
Confiram a programação
Dia 30 (sexta)
18 horas- abertura da 6ª Festa do Peixe e início das comemorações dos 293 anos de Cuiabá
– chegada da procissão
– apresentação da Banda da Polícia Militar
-apresentação cultural
– exposição raízes culturais de São Gonçalo
Dia 31(sábado)
8 horas- caminhada ecológica
Das 9 às 17 horas- feira de artesanato e exposição raízes culturais de São Gonçalo
12 horas- peixada cuiabana (almoço nos bares e restaurantes)
20 horas- apresentação de bandas regionais (rasqueado)
Dia 01( Domingo)
Das 9 às 17- feira de artesanato e exposição raízes culturais de São Goncalo
10 horas- campeonato do melhor pacu assado
11 horas- torneio “Quem come mais mujica de pintado”
12 horas- peixada cuiabana (almoço nos bares e restaurantes)
14 horas- domingueira dançante no Centro Cultural
21 horas- encerramento
Regina Botelho- Da Redação
Fotos: Mary Juruna