Cuiabá é uma capital abençoada pela fé, tendo um padroeiro chamado: Senhor Bom Jesus de Cuiabá, pelos anos que este Jesus já presenciou na vida cuiabana, só no seu silêncio agiu com a sua bondade e instalou-se nesta terra, neste solo cuiabano que já recebeu e recebe gente de diversas colônias que aqui fincaram as suas raízes nesta terra-mãe considerada por muitos cuiabanos de coração e de nascimento. A Grande Cuiabá celebra a festa de seu Padroeiro Senhor Bom Jesus de Cuiabá, que será no dia 24 de setembro, com a Santa Missa às 17h, seguida de procissão no Centro Histórico, quermesse em frente à Catedral com barracas das famílias e atrações culturais. Há os festeiros de 2017, tendo como Rei Luiz Carlos Ticianel, Rainha Luzia Guimarães, Festeira de Honra Edleuza Zorquetti Monteiro da Silva, Homenagem Póstuma Lourice Ayoub Bumlai. Cuiabá é considerada uma cidade de luz da fé, que tem como padroeiro o Senhor Bom Jesus de Cuiabá.
FAMÍLIAS CUIABANAS
As bênçãos que essas famílias cuiabanas recebem do Senhor Bom Jesus de Cuiabá são uma coisa de encher a alma de alegria, agradecendo sempre por tamanha bondade e gratidão. As barracas das famílias foram criadas pelas famílias de: Sarah Pinheiro e por D. Ada Tenuta Monteiro da Silva, e hoje têm grandes seguidores das famílias cuiabanas nas festas religiosas. Nas grandes festas de Santas e Santos, realizadas na capital, essas barracas são destaque pela variedade de pratos que são elaborados pelas famílias, e os devotos têm opções. Quando nos referimos a famílias cuiabanas, agregam-se várias pessoas com o objetivo de ajudar uma instituição com as bênçãos de Deus. A gratidão da fé é tão grande que exala na alma cuiabana em bem servir ao próximo, com amor, aquele alimento.
BARRACAS DO SENHOR BOM JESUS
Para os apreciadores da boa mesa, na quermesse do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, os visitantes poderão fazer uma boa escolha nas delícias das barracas que as famílias vão caprichar. Vejamos: Leila Malouf (comida árabe), Celina Miranda Schuster (bobó de galinha), Margareth Nunes e Circe Malheiros (costelinha de porco com arroz e virado de feijão), Anedir Bumlai (strogonoff de carne), Nilson Arruda, Carla Gubert, Cláudia Malheiros (Sarapatel), Iracilda Botelho, Ana Rute Arruda (escondidinho de carne seca), Celcita Pinheiro, Loescir Alves Corrêa, Giane Pinheiro e Carlinhos Alves Corrêa (macarronada com dois molhos), Fernando Tadeu de Miranda Borges (salgados finos e docinhos), Neide Tenuta, Edleuza Zorquetti Monteiro da Silva, Claudinéia Fávaro, Viviane Freitas Malouf (tortas doces), Sarah Pinheiro, Luzia Guimarães, Mariselma Ticianel (maria-izabel, feijão empamonado e farofa de banana), bebidas. Para este ano a inovação de um Brechó Chic etc. A renda da quermesse será revertida para a reforma da nossa Catedral.