Cidades DESTAQUE 2

Férias e alta dos bilhetes aéreos devem elevar fluxo de passageiros na rodoviária de Cuiabá no Natal

A combinação entre chegada das férias escolares, recesso das atividades em boa parte das empresas e a escalada dos tickets aéreos devem aumentar a demanda por viagens de ônibus. Levantamento feito pela empresa Sinart, a expectativa é de aumento de 17% na movimentação de passageiros no Terminal Rodoviário de Cuiabá Engenheiro Cássio Veiga de Sá, em Cuiabá, no período de Natal de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023.

Estima-se que, neste mês de dezembro, mais de 200 mil pessoas devam embarcar e desembarcar no local – média de mais de 6,4 mil passageiros passando diariamente pela rodoviária da capital.

Com o aumento na procura por passagens, as empresas de transporte já estão preparadas para atender essa demanda. Para o mês de dezembro, estão programadas 11.766 viagens, sendo 6.254 partidas e 5.512 chegadas. Além da programação existente, as 35 empresas que operam no Terminal Rodoviário de Cuiabá já disponibilizaram aos passageiros mais 185 viagens extras. Todavia, é importante que os passageiros se programem e adquiram suas passagens antecipadamente.

Conforme registrado, os destinos mais procurados nas linhas interestaduais são as cidades de São Paulo/SP, Goiânia/GO, Campo Grande/MS, Porto Alegre/RS, Curitiba/PR e Porto Velho/RO. Nas linhas intermunicipais, os principais destinos são os municípios de Sinop, Rondonópolis, Juína, Aripuanã, Guarantã do Norte, Barra do Garças e Querência. Além das viagens nacionais, o Terminal Rodoviário de Cuiabá também oferece viagens internacionais para Lima, no Peru, e Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

Recomendações

Mesmo com a disponibilidade de horários extras neste período, é importante que o passageiro se programe e antecipe a aquisição das passagens. Recomenda-se que o passageiro compre suas passagens antecipadamente nos guichês, canais e plataformas oficiais de venda. Outro fator importante é a documentação pessoal necessária e obrigatória para embarque, tanto de adultos quanto de crianças, adolescentes e pets.

Outro item a ser observado é o volume de bagagens permitido para cada passageiro. Cada passageiro tem direito a embarcar com bagagem de mão de até 5 kg e bagagem despachada de até 30 kg.

Durante este período, o estacionamento do Terminal Rodoviário de Cuiabá operará com apenas 50% de sua capacidade, devido às obras em andamento. Dessa forma, recomenda-se que os passageiros cheguem ao terminal pelo menos 30 minutos antes do horário previsto para embarque.

Operação Conjunta para Atendimento dos Passageiros

O fluxo de passageiros aumenta nesta época em razão das férias escolares, Natal e fim de ano. Por isso, a Agência de Regulação de Serviços Públicos e Delegados – AGER/MT, em parceria com a SINART, promove uma ação conjunta de apoio e orientação aos usuários do transporte coletivo rodoviário intermunicipal e interestadual.

O objetivo é proporcionar aos usuários informações e acolhimento, especialmente às pessoas em situação de vulnerabilidade que chegam ao Terminal Rodoviário neste período de maior movimentação.

Assim como em outras edições, o sucesso da Ação Conjunta está diretamente ligado à participação dos parceiros e convidados ligados ao setor de transporte de passageiros. Este ano, contamos com a ANTT, Procon, Justiça da Infância e Juventude, DETRAN, Direitos Humanos, entre outros parceiros.

A ação ocorrerá nos dias 18, 19 e 20 de dezembro, das 07h30min às 17 horas.

Acesso a Informações

Para obter informações sobre serviços, empresas operadoras de transporte, destinos, horários e valores de passagens, bem como registro de reclamações o passageiro pode acessar o site do Terminal Rodoviário: www.rodoviariadecuiaba.com.br.

A regulação, controle e fiscalização dos serviços oferecidos no Terminal Rodoviário, especialmente as demandas relacionadas às viagens intermunicipais, estão a cargo da AGER/MT. O passageiro pode entrar em contato com a agência por meio do telefone 0800.647.6464 e WhatsApp (65) 98435-7458.

Para obter maiores informações relacionadas aos serviços oferecidos pelas empresas de transporte interestadual, o passageiro pode entrar em contato com a ANTT pelo telefone 166, que funciona ininterruptamente, de segunda-feira a domingo, 24 horas por dia (inclusive feriados), e aceita ligações originadas de telefones fixos e móveis nacionais. As chamadas são gratuitas para o cidadão.

João Freitas

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.