Mais de 8 mil celebraram o feriado da Independência, neste domingo (7), com o desfile cívico-militar em Cuiabá, realizado na Avenida Getúlio Vargas. O evento marcou os 203 anos da Independência do Brasil e reuniu autoridades civis e militares, além de famílias que prestigiaram o ato. Entre os presentes estavam o prefeito Abilio Brunini, a primeira-dama Samantha Iris, a vice-prefeita Coronel Vânia Rosa, a presidente da Câmara de Cuiabá, Paula Calil, e o secretário da Casa Civil, Fabio Garcia.
O desfile, promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura, resgatou o traçado original no Centro Histórico da capital, valorizando a região e fortalecendo a tradição cívica. Escolas municipais e estaduais participaram da programação, assim como o Programa Siminina, fanfarras e bandas de percussão que animaram o público. Instituições federais, organizações da sociedade civil e grupos como Desbravadores e Escoteiros também integraram o ato.
Segundo o prefeito Abilio Brunini, o envolvimento popular demonstrou o sentimento de patriotismo e respeito às forças de segurança, como a Polícia Militar, o Exército, o Corpo de Bombeiros e demais instituições. Ele destacou que a retomada do desfile no Centro aproximou novamente a população da área central e contribuiu para movimentar o comércio local.
O chefe do Executivo afirmou que o objetivo é aprimorar a estrutura do evento nos próximos anos para oferecer mais conforto ao público. “Foi uma verdadeira união de forças para que o desfile acontecesse. No próximo ano, teremos melhorias na organização para fortalecer ainda mais esse momento de integração e orgulho cívico”, declarou.
O desfile também contou com a presença das Forças Armadas – Marinha, Exército e Aeronáutica – além da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Cavalaria da PM e Corpo de Bombeiros. A celebração foi marcada pela diversidade de instituições e pelo clima festivo, que envolveu crianças, jovens e adultos em um ato de patriotismo e união em Cuiabá.