Cidades

Feirantes distribuem alimentos como forma de protesto

Foto: Raphael Nilkerson

Feirantes do Terminal Atacadista do Verdão distribuíram toneladas de frutas, verduras e hortaliças a população presente na Praça Alencastro, em forma de protesto, na manhã desta quarta-feira (25). Cerca de 50 carros saíram do Terminal e seguiram pelas avenidas da cidade chegando até à praça para distribuição dos alimentos.

Esse é o segundo manifesto feito pelo mesmo motivo: a retirada dos feirantes do terminal, sem espaço adequado para aloja-los. O primeiro impasse ocorreu ano passado, quando foi anunciado que no terminal do Verdão seria feita a construção do estacionamento da Arena Pantanal, no entanto acabou não acontecendo. Atualmente, a prefeitura alega precisar do local para construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Com dizeres no trio elétrico: “Queremos mudar do Verdão, mas de forma definitiva e não no improviso”, o principal objetivo do ato, segundo a presidente da Associação dos Permissionários do Terminal Atacadista Verdão (Apetac), Jânia Ramos de Lima, é estabelecer um diálogo com o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), para que a categoria seja ouvida.

Os permissionários têm até dia 15 de março para mudarem-se para o Centro de Abastecimento de Cuiabá, localizado no Distrito Industrial. Entretanto, eles alegam que o novo local é desestruturado e não será finalizado até dia 28 de fevereiro, como diz a prefeitura, pois ainda não está totalmente concluído.

“Apenas três dos oito banheiros estão prontos, para o fluxo de três a quatro mil pessoas que frequentam diariamente o local. A cerca de alambrados e a praça de alimentação também não estão finalizados”, expõe o vice-presidente da associação, Valdeir Ferreira. Ele ainda acrescenta que os permissionários que vendem folhas necessitam de um galpão para armazenar o alimento livre do sol, que ainda não está feito.

A prefeitura, por meio de assessoria, afirmou que não haverá diálogo com os permissionários, e que, caso eles não saiam no tempo devido, serão punidos com a retirada da permissão.

 

Cintia Borges

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.