Abertura do ExpoEcos 2023 – Encontro Centro-Oeste dos Supermercadistas, Atacadistas, Distribuidores, Indústria e Food Service apresenta tendências e inovações para que empresários supermercadistas, atacadistas, distribuidores e de food service ampliem suas relações comerciais. O pontapé inicial do evento ocorreu nesta terça-feira (15) e contou com a participação de representantes do setor e autoridades políticas.
De acordo com os organizadores, a expectativa de movimentação financeira supera a marca de R$ 35 milhões durante os três dias da feira de negócios realizada no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
O evento conta com cerca de 80 expositores de diversas marcas. De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Mato Grosso (Sincovaga-MT), Kassio Catena, as principais novidades são equipamentos para desenvolver e aumentar o ritmo de produção, bem como softwares especializados na identificação de novos clientes. “São processos modernos de automação que reforçam o objetivo de expandir os ganhos com a redução da mão de obra”.
De acordo com o presidente da Associação de Supermercados do Estado (Asmat), Alessandro Morbeck, mais de 15 mil pessoas devem participar do evento. “É a maior feira da região Centro-Oeste e que gera mais de 1,5 mil postos de trabalho diretos e indiretos. Geralmente, esse tipo de evento causa diversos impactos positivos para o empresariado e a população em geral”, detalha.
Dados do setor
Conforme levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo(Fecomércio-MT) com base nos dados da Receita Federal, até junho de 2023, Mato Grosso conta com pouco mais de 11,7 mil empresas atacadistas ou varejistas ligadas ao ramo alimentício – que representa cerca de 3% das empresas locais.
Somadas, ambas as categorias são responsáveis por quase 44 mil empregos com carteira assinada em todo o estado.
Conforme a Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT), os setores arrecadaram, somente no primeiro trimestre desde ano, R$ 193 milhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O montante foi 22% superior em relação ao mesmo período de 2022.
Evento oferece oficinas e capacitações
Na visão do gerente industrial da Sorpan, Fernando Henrique Avanci, a ExpoEcos 2023 representa um “divisor de águas” para a cadeia. Além da possibilidade de fechar acordos, ele entende que estar por dentro das tendências do setor é essencial para a obtenção de melhores resultados. “O nosso mercado tem uma versatilidade maior e é preciso estar ligado às novidades para diminuir as despesas operacionais e ter ganhos acima da média”.
Em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae-MT), a empresa oferece a oficina “Padaria Nota 10”, na qual especialistas da área mostram diversas técnicas que envolvem assar, variedade e qualidade do produto de uma maneira mais eficiente. “É uma atividade que destaca a como a padronização dos procedimentos industriais é ajuda a evitar todos os tipos de desperdício, seja de recurso ou tempo”, analisa Fernando Henrique.
A aplicação do conceito é uma maneira de driblar a escassez de profissionais qualificados, de acordo com o gerente industrial. “A mão de obra praticamente sumiu do mercado. Hoje em dia, as pessoas não procuram o setor de panificação para atuar e, analisando o mercado crescente, temos a necessidade de investir em congelados para aumentar a produtividade e fugir da dependência do padeiro”, comenta.
Rentabilidade é foco
Embora não tenha sofrido grandes prejuízos em decorrência da pandemia, o segmento de supermercados tem amargado redução nas margens de lucro. Nesta quarta-feira (16), os participantes poderão acompanhar a palestra “Gestão Inteligente de Pagamentos, Vendas e Recebimento”. O tema será abordado pela especialista do Sicredi, Raquel Viana, e visa auxiliar as empresas a reverter o cenário para aumentar a rentabilidade.
De acordo com a consultora de negócios Gabriela Sato, o evento é uma oportunidade para que a cooperativa estreite laços e ajude a desenvolver o setor. “É um segmento importantíssimo, que movimenta grande fluxo de caixa, mas que ainda carece de técnicas de gerenciamento e automação de serviços financeiros. Isso vale especialmente para o empresário de pequeno porte, que tem dificuldade na gestão de estoques, controle de entrada e saída e no próprio pagamento de funcionários e fornecedores. Basta algumas soluções digitais para resolver problemas com agilidade”.