As principais novidades de segurança que serão utilizadas nas Olimpíadas do Rio em 2016 foram exibidas nesta terça-feira (14) na feira Laad. As forças policiais brasileiras vão contar com um balão com câmera de alta resolução, armas não-letais que disparam munição de tinta e máscaras similares à do personagem Darth Vader, de "Guerra nas estrelas".
Os balões, que têm autonomia de voo de três dias, serão usados em áreas como favelas ou onde há grande concentração de pessoas. Os equipamentos detectam a presença humana a 13 quilômetros de distância, comportam câmeras diurna e noturna, chegam a 100 metros de altura, suportam ventos de até 80km/h, além de serem resistente a tiros. Quatro deles já foram adquiridos.
Outras duas tecnologias adquiridas pelas forças policiais para uso na segurança da Olimpíada e Paralimpíada são a arma não-letal FN-303 – que dispara munição de tinta – e a máscara contra gás, de fabricação americana, inspirada no personagem Darth Vader, da série "Guerra nas estrelas".
Esse balão foi testado na favela da Maré, Subúrbio, pelo Exército no fim de 2014, e possui uma câmera especial para operações militares, com capacidade de escanear a área monitorada, inclusive com infravermelho para identificar pessoas à noite. Todas as imagens captadas pelo balão espião serão enviadas diretamente à central de segurança dos Jogos Olímpicos, permitindo às forças policiais observarem e agirem prontamente caso seja necessário.
Cerca de 3.700 unidades da máscara já foram adquiridas pela Secretaria Nacional de Segurança dos Grande Eventos (Sesge), polícias militares de Mato Grosso, Rio de Janeiro e Espírito Santo, e pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul. O design similar à máscara de Darth Vader tem o objetivo de criar impacto psicológico, e o equipamento já é usado pela Swat americana, tendo até ganhado as telas do cinema ao ser utilizado pelo personagem do ator Bruce Willis em um dos filmes da série "Duro de matar".
A máscara suporta temperatura de até 1.000 graus, possui amplificador de voz, possibilitando uma clara comunicação do agente da lei no controle de distúrbios urbanos; disponibiliza tubo para hidratação do policial e filtro de ar cambiável – podendo ser acoplada a um tubo de oxigênio externo (portátil).
Carro da PM tem mais de 10 câmeras
Outra atração que é comumente utilizada em eventos especiais é o caminhão conhecido como plataforma de observação elevada. Um sistema integrado com mais de 10 câmeras permite que os policiais assistam às imagens, reconhecendo rostos a três quilômetros de onde o veículo estiver estacionado. A ferramenta oferece ainda um sistema automático de reconhecimento de tumulto. Quando há corre-corre, a câmera se volta automaticamente para a confusão e registra as imagens.
Serviço
A feira acontece no Riocentro, na Zona Oeste do Rio, até a sexta-feira (17) das 10h às 18h – na sexta, o encerramento do evento será às 17h. O ingresso custa R$ 100, e o pagamento pode ser feito em dinheiro ou cartão de crédito.
Menores de 18 anos, mesmo que acompanhados, não podem entrar. É proibida a entrada de pessoas trajando bermuda, boné, chinelo ou regata. É necessária a apresentação de documento com foto para entrada no evento.
Fonte: Terra