A feira de adoção de cães, promovida pela Prefeitura de Cuiabá por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA), foi um sucesso. O evento foi realizado na Praça Alencastro, no dia 10, e os 30 animais abrigados no canil municipal foram adotados. Além de levarem os cãezinhos para casa, os novos tutores contaram com a oferta dos serviços de vacinação e castração. A Diretoria de Bem-Estar é ligada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS).
O evento ocorreu durante todo o dia, das 08h às 16h, chamando atenção do público para a importância da causa animal, especialmente referente aos cuidados domésticos adequados, bem como à saúde dos bichinhos.
A diretora de Bem Estar Animal, Beatriz Del'Isola, afirmou que a ação superou as expectativas, adiantando que novas feiras já estão previstas, alcançando desta vez os bairros da capital.
"Realmente, o evento foi um sucesso. Foi muito bom para nós ter esse contato com a comunidade, levantando essa bandeira tão justa e humana, marca da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro. Estivemos aqui hoje, mas não vamos parar, levando até os bairros no decorrer do ano, buscando conscientizar a população", pontuou.
A secretária-adjunta de Meio Ambiente, Ana Paula Morelli, destacou o retorno positivo por parte dos munícipes, reiterando a diferença que movimentos semelhantes a estes fazem na sociedade.
"Estamos desenvolvendo várias frentes de trabalho. É uma causa que o prefeito Emanuel Pinheiro e a nossa primeira-dama Márcia Pinheiro cuidam com zelo. Foi um sucesso, muito satisfeita com o engajamento popular, dando uma nova chance com muito amor e carinho a todos eles", reiterou.
Primeiro adotante, Vitor Ferreira chegou ao evento antes mesmo do horário de abertura. Entusiasmado, ele declarou que teve conhecimento por meio da divulgação nas redes sociais e logo se mobilizou. "Eu vi no Instagram da Prefeitura de Cuiabá, me interessei e anotei a data. Era um desejo antigo de adotar e hoje, graças a Deus, eu consegui. Eu sou apaixonado por animais, tenho outro cachorro do sexo feminino, que agora vai ganhar uma companheira", disse.
Moradora do bairro Despraiado, Letícia Almeida não desperdiçou a chance, acolhendo um casal – macho e fêmea, sendo eles irmãos. "Um amigo me falou sobre a feira e como trabalho aqui perto, decidi vir. Ao ver o primeiro fiquei encantada e quando soube que eram da mesma família, acabei adotando os dois para continuarem a convivência juntos", completou.
Sem condições financeiras, Maria Mariana não escondeu a felicidade em poder vacinar o seu doguinho, Perri. "Estava sem dinheiro e ele precisava tomar a vacina. Quando eu vi não pensei duas vezes e trouxe ele. Fomos muito bem atendidos, gostei bastante", acrescentou.
Apoiador da causa animal no Legislativo Municipal, o vereador Sargento Vidal esteve presente. "Atuo há mais de 30 anos, pois é o que sei fazer de melhor depois de 30 anos de carreira na segurança pública. Eu gosto muito, só vou aposentar depois que morrer. A diretoria está fazendo um trabalho maravilhoso. A equipe do prefeito Emanuel Pinheiro está de parabéns. Estamos à disposição para ajudar a melhorar ainda mais", comentou.
Ainda foram disponibilizadas fichas para castrações gratuitas de cães e gatos à famílias de baixa renda, aplicação da vacina antirrábica, distribuição de brindes, prêmios e promoção de palestras educativas em prol dos pets.
A campanha é oriunda dos resgates de animais vítimas de maus-tratos, que após receberem todo tratamento médico veterinário recomendado, são concedidos à adoção. As atividades seguem vigentes durante todo ano, sem interrupções, por meio de agendamentos pelo telefone 0800 647 7755. O horário de funcionamento é de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.