Quem quiser provar a culinária livramentense e conhecer mais sobre a história do povo carinhosamente chamado de papa banana deve se dirigir hoje ao município de Nossa Senhora do Livramento para participar da grande programação cultural que acontece neste sábado (19) e domingo (20) denominada Feira de Artes, Música e Produtos Regionais.
O evento será na Praça Fernando de Barros (mesmo lugar onde é feito o Carnaval Banana-Folia), com início às 21 horas e tem como objetivo estimular a produção e o consumo de coisas produzidas no município, e ainda fortalecer a classe de pequenos produtores da agricultura familiar.
Denominada É de Livramento, a Feira de Artes, Música e Produtos Regionais conta com um amplo espaço onde se comercializa inúmeras opções de comidas, salgadas e doces. Ali também são oferecidos queijos, bolos, tortas, frutas cristalizadas e hortaliças.
Também há bebidas artesanais provenientes de produtos do campos, além, claro, das comidas típicas da região, como o arroz branco e sem sal com paçoca de pilão ou carne seca. Tem arroz com galinha caipira, com costela de porco e pratos feitos com a matéria prima do lugar: a banana da terra.
O outro pilar da alimentação pantaneira também estará lá em fartura: peixes preparados das mais variadas formas, mojica de pintado, quibes, croquetes, pacu seco com arroz e frito a palito. Tudo isso acompanhados de uma boa música e com preços bem acessíveis.
Este ano a feira também vai reabrir exatamente no mês em que Livramento completa 288 anos de existência. Sendo assim, os dois dias de feira contarão com várias atrações regionais, como Os Federais, Os Dourados, Os Pimentas, Jero Neto e as duplas Jorge e Miguel e Igor Mariano e Sidnei Duarte (Viola Nativa). Também haverá apresentação do Grupo de Folclore local Bacuri. O teatro também estará presente com o Grupo Teatral Imagem, que apresenta a peça; ‘Um conto de amor nordestino’.
A entrada é livre e os shows também. O consumo é pago a cada expositor.