Hortaliças, raízes e leguminosas orgânicas, vestuário alternativo e comida vegana são alguns dos produtos oferecidos no “Dia de Feira – Terra Estrela Orgânicos”, que será realizado neste sábado, 12 de novembro, em Várzea Grande. O evento leva em conta a ideologia da produção sustentável e o consumo consciente da população.
Apesar de crescente, a quantidade de produtores orgânicos em Mato Grosso ainda é pequena. Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apontam que há somente 184 produtores orgânicos no estado. No país, somam mais de 17 mil produtores.
A organizadora do evento, Andréa Mandú, explica que a iniciativa é realizada já há dois anos quando, uma vez por mês, cerca de 10 expositores se reúnem para promover e oferecer produtos ecologicamente corretos, produzidos sem prejudicar o meio ambiente.
Quem é parceiro da iniciativa, é o Sebrae-MT, que está junto ao movimento há um ano. "Nosso trabalho é focado na pequena propriedade e nas práticas sustentáveis de produção. Por isso, apoiamos o movimento do cultivo orgânico, com o olhar de todos os benefícios dessa prática, seja para o produtor, seja para o meio ambiente, e especialmente para o consumidor”, explica Ricardo Willian, gerente de Macrossegmentos do Sebrae.
Haverá também espaço na feira aos adeptos ao veganismo, que é prática de não ingerir alimentos de origem animal. Apaixonado por cozinhar, o empreendedor Eduardo Vinicius Rocha Pires, do Rango Vegano – PANC e Orgânicos, irá expor sanduíches veganos com recheios orgânicos, que é composto com pelo menos uma Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC). A intenção dele é difundir o tema da alimentação saudável e consciente.
“Produzo artesanalmente alimentos veganos, totalmente orgânicos e fomento o assunto das PANC, que são aqueles matinhos que ignoramos ou achamos que não é de comer, mas que pode ter um valor nutricional muito alto e ao mesmo tempo saboroso”, explica Pires. Para ele, a Feira é uma oportunidade de propiciar o contato do consumidor com o produtor.
Nesta linha também está o empresário Elvio dos Anjos, da Naturalmente, que desde 2007 produz alimentos orgânicos. Na feira, ele irá comercializar pizza, yaksoba, risoto, kebabs, bolo e pão de queijo veganos. “Cuidamos da cantina, e elaboramos pratos vegetarianos e veganos para as pessoas consumirem durante o evento”. Segundo ele, a iniciativa tem como “benefício mostrar para pessoas que é possível fazer uma produção natural, livre de agrotóxicos e saudável, sem agredir o meio ambiente e a terra”.
Já Abdany Profeta da Cruz confecciona ecobags, que são bolsas com matéria prima sustentável. “A nossa produção varia muito de acordo com as encomendas que recebemos. Optamos pelo segmento após identificarmos a oportunidade no mercado”. Para os alternativos, a comerciante Ivone Maria Ferreira, disponibiliza roupas indianas, incensos e produtos de decoração. “Seguimos uma proposta diferente, vinculado a um processo alternativo de pensar o mundo. A Feira tem esse público”, diz.