Cidades

Feira agropecuária de Primavera do Leste terá início na terça (7)

Na próxima terça-feira (7), às 8h, terá início a 1ª edição da Farm Show em Primavera do Leste (MT), realizada pelo Sindicato Rural do município.  A feira agrícola terá mais de 150 expositores com tecnologias para o campo e a entrada é gratuita. A solenidade de abertura oficial será às 16h30 e, em seguida, os participantes poderão assistir à palestra “Governança Pública e Competitividade no Agronegócio”, de Augusto Nardes, ministro do Tribunal de Contas da União.

No dia 8, serão realizadas palestras técnicas. Haverá também no dia 9 um fórum de Segurança do Trabalho e um painel de Política Agrícola; e no dia 10, um leilão com 5 mil animais de cria, recria e engorda, além de mesa redonda sobre "Infraestrutura e Logística – gargalos e soluções".

O presidente do Sindicato Rural, José Nardes, diz que a adesão das empresas à feira foi além do esperado, com participação de empresas de químicos, insumos e maquinários da região. Segundo ele, os temas das palestras, fórum e mesa redonda foram escolhidos para se promover uma discussão não somente dos assuntos pertinentes ao agronegócio, mas também de interesse de toda a população.

“Participei de outras feiras no Brasil e acho que uma feira dessas não deve somente falar de cultivares e maquinários, mas também do que está acontecendo no país, todas as informações que o cidadão comum e o produtores têm que saber”, comenta Nardes.

 Para esta safra, os produtores de Primavera do Leste devem cultivar cerca de 38 mil hectares de algodão, 122 mil hectares de milho safrinha, 272 mil hectares de soja e 31 mil hectares de feijão. O município tem ainda um rebanho de 50,6 mil cabeças de gado e 4,2 milhões de aves.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Gustavo Piccoli, afirma que o município e toda a região do entorno têm tradição na produção de algodão de Mato Grosso e é hoje a principal produtora brasileira de fibra.

A associação terá um estande no evento onde serão apresentadas as variedades de sementes de algodão para a safra 2015/16, desenvolvidas pelos pesquisadores do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), e também variedades de mamona, planta apresentada como opção para rotação de cultura visando a redução de nematoides de galha no cultivo do algodoeiro.

 “É importante para nós, do setor, podermos participar do Farm Show e levar aos agricultores e agentes do agronegócio as últimas novidades em termos de tecnologias, legislação trabalhista e ambiental, e oportunidades de negócio", afirma Piccoli.

A irrigação através de pivô central é outra atividade em franco desenvolvimento no município, hoje a região conta com aproximadamente 30 mil hectares irrigados. Durante a feira, o destaque será para um novo software que monitora toda a automatização do sistema de irrigação, com a praticidade de ser acionado através de celular ou computador. Conta, também, com a instalação de uma estação meteorológica que indica o nível de água a ser dispersada, com base no clima da região.

"Todas as inovações trazem eficácia para o processo de operacionalização dos Pivôs centrais: o software corrige erros, além de informar o produtor sobre qualquer anormalidade no sistema de irrigação”, explica Francisco Antônio Monti, representante comercial.

A programação do Farm Show se encerrará na sexta-feira (10).

Fonte: Gazeta Digital

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.