Mix diário

Fed pode precisar manter juros mais altos a depender dos efeitos das tarifas, diz dirigente

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de St. Louis, Alberto Musalem, disse que o BC dos EUA pode precisar manter as taxas de juros mais altas por mais tempo ou considerar uma política monetária mais restritiva, se os efeitos tarifários se tornarem aparentes, em discurso na Câmara de Comércio da Região de Paducah, nesta quarta-feira, 24. De acordo com ele, no entanto, o efeito líquido das políticas do presidente dos EUA, Donald Trump, ainda é incerto.

“Não precisamos ter pressa para reduzir as taxas de juros, paciência é o mais apropriado”, enfatizou Musalem, ao acrescentar que o Fed está “bem posicionado”.

Segundo o dirigente, ainda há trabalho a ser feito para levar a inflação americana para a meta de 2%, que deve ser alcançada em 2027.

“Há riscos de que a inflação fique estagnada acima de 2% ou suba ainda mais no curto prazo, o que parece ter aumentado”, projetou ele. “É provável que, no curto prazo, a inflação seja maior que o esperado e que o crescimento seja menor que as projeções”, afirmou em rodada de perguntas e resposta, durante o evento.

Para Musalem, não há uma recessão nos EUA “no horizonte”.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve