Empresas perderam bilhões de dólares em esquemas fraudulentos em que os farsantes se passavam por executivos das empresas e enviavam e-mails solicitando aos funcionários que fizessem transferências para contas bancárias controladas pelos criminosos, de acordo com FBI.
As perdas originadas com estes golpes, conhecidos como "comprometimento de e-mails empresariais", totalizaram mais de US$ 2,3 bilhões de outubro de 2013 a fevereiro de 2016, informou o FBI em um alerta emitido esta semana, citando relatos feitos aos agentes da lei ao redor do mundo.
Os casos envolveram cerca de 17.642 negócios de todos os tamanhos espalhados por pelo menos 79 países, de acordo com o alerta do FBI divulgado no site do escritório da agência em Phoenix.
Os agentes da lei e especialistas de cibersegurança têm alertado que o comprometimento de e-mails empresariais estava aumentando, mas a extensão das perdas não havia sido revelada anteriormente.
Especialistas em cibersegurança dizem que esperam que as perdas cresçam, com os grandes lucros atraindo mais criminosos. "É um crime com baixo risco e alta recompensa. Isso vai continuar a piorar antes de melhorar", disse o ex-promotor federal Tom Brown, em Manhattan.
Fonte: G1