Política

Fávaro destaca trabalho de prefeitos do PSD

Seis prefeitos filiados ao Partido Social Democrático (PSD) de Mato Grosso receberam a certificação internacional concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) por fortalecerem políticas públicas, no período de 2013 a 2016, que asseguram às crianças e adolescentes um espaço de cidadania.
 
No total, trinta municípios mato-grossenses foram agraciados com o selo. A premiação fez parte do encerramento da 2ª edição do “Selo Unicef – Município Aprovado na Amazônia” – e ocorreu na última sexta-feira (25), em Cuiabá.
 
Os socialdemocratas reconhecidos pela Unicef são João Batista, prefeito de Cláudia; Nilton Borgato, prefeito de Glória D’Oeste; Arnobio Vieira Andrade, prefeito de Marcelândia; Zé Mauro, prefeito de Arenápolis; Sebastião Gilmar Luís da Silva, prefeito de Nobres; e Neurilan Fraga, prefeito de Nortelândia.
 
Para o presidente regional do PSD e vice-governador de Mato Grosso Carlos Fávaro a premiação demonstra a qualidade e seriedade com que os prefeitos do partido estão gerindo os municípios mato-grossenses.
 
“O selo reconhece um trabalho realizado de forma positiva na vida de crianças e adolescentes dessas cidades. Em muitos casos, essas crianças e adolescentes têm no poder público a única chance de alcançar um futuro melhor e mais próspero”, disse Fávaro – ao comemorar o reconhecimento do trabalho dos prefeitos do PSD. “O selo vem para valorizar o esforço dos prefeitos em aplicar corretamente os recursos da Saúde, Educação e Ações Sociais”, ressalta.
 
PREFEITOS PREMIADOS – O prefeito Neurilan Fraga encerra as duas gestões à frente da Prefeitura de Nortelândia contabilizando o segundo prêmio em reconhecimento a trabalhos desenvolvidos em prol das crianças e adolescentes.
 
Na primeira gestão (2009/2012), Neurilan foi reconhecido com o “Prefeito Amigo da Criança”, da Fundação Abrinq. Trata-se de um prêmio concedido a cidades referência em ações voltadas às crianças. Somente 86 municípios foram reconhecidos no Brasil – e dois em Mato Grosso.
 
“E nessa segunda gestão veio o reconhecimento de um organismo internacional, a Unicef. Isso significa trabalho sério, comprometido e responsável, voltado para as pessoas. E esse trabalho é feito por toda uma equipe: desde o secretário municipal até a senhora que limpa as escolas, hospitais e outros órgãos públicos que também são responsáveis por esse prêmio”, destaca Neurilan.
 
A conquista do selo, destaca o prefeito de Claudia, representa o fortalecimento para as ações do Executivo Municipal. “Para os próximos anos, a equipe já está preparada e treinada para continuar trabalhando em prol de diminuir as taxas de mortalidade infantil e outros indicadores, que estavam elevados. Com o prêmio, quem ganha é a população – principalmente, a mais carente”, enfatiza João Batista. 
 
Ele lembra que o ‘Selo Unicef – Município Aprovado’ é um fato inédito para o município de Cláudia. “Nós estamos muito felizes em saber que o trabalho desenvolvido pela nossa equipe deu resultado. Encerro a gestão com a sensação de dever cumprido”, encerra João Batista.
 
Arnobio Vieira Andrade creditou a conquista à Secretaria de Assistência Social que, de acordo com ele, construiu um tripé com a Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação para assegurar melhores condições de vida para as crianças e adolescentes.
 
“É uma alegria muito grande receber o prêmio. Ele não representa o fim de um trabalho, mas sim o princípio. Agora a responsabilidade só aumenta”, destaca a secretaria de Assistência Social e primeira-dama de Marcelândia, Marley Andrade.
 
Ela conta que várias ações foram realizadas para atingir as metas. “Triplicamos os índices de vacinação no município; por meio do "Espaço Criança", no período em que a criança não está na sala de aula, ela tem um local para praticar esportes, fazer computação, aulas de violão e muito mais”, exemplificou.
 
DUAS VEZES – O município de Glória D’Oeste recebeu pela segunda vez o selo Unicef – as duas na gestão do prefeito Nilton Borgato. Ele ressalta que a premiação consolida o trabalho realizado por uma equipe que pensa no bem-estar e no futuro das crianças do município.
 
“São oito anos de investimento focado em resultados nas áreas de Saúde, Educação e Ações Sociais. O reflexo disso são crianças e jovens bem atendidos”, falou Borgato. “Receber o reconhecimento de uma entidade respeitada mundialmente é gratificante e a certeza de que trilhamos no caminho certo”, complementa.
 
O SELO UNICEF – MUNICÍPIO APROVADO – é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. 
 
A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo Unicef, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. 
 
Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Fonte: Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões