Política

Fávaro articula reestruturação do PL em Mato Grosso

Foto: Lucas Ninno/GCOM

O vice-governador Carlos Fávaro (PP) é o responsável em Mato Grosso por articular a volta do Partido Liberal. Ainda filiado no Partido Progressista, o político trabalha para unir apoiadores do governador Pedro Taques (PDT) que estão em outros partidos que não aderiram a base do atual governo.

Em entrevista a Rádio CBN na manhã desta segunda-feira (29), Fávaro chegou a condenar o grande número de partidos no país, mas ponderou que a reestruturação do PL não trará mais prejuízos para a política brasileira.

“A política brasileira deixou a ideologia de lado. O movimento da recriação do PL em Mato Grosso é um convite do deputado estadual Cleovan Siqueira. O partido foi extinto em 2006 quando ocorreu a fusão com o Prona e criação do PR, portanto não estamos aumentando partidos, apenas voltando a coloca-lo no cenário político”, afirmou o vice-governador.

Para filiações de peso, Fávaro deve aproveitar as possibilidades da migração partidária para casos que envolvam a criação de novos partidos e, além disso, utilizar a boa articulação política do governador.

“No arco de aliança do governador Pedro Taques temos apoiadores que não estão filiados a partidos que apoiam o governo e sentem necessidade de instarem dentro do grupo político. Com a credibilidade de um governo sério pretendemos trazer jovens, empresários, profissionais liberais. Temos alguns políticos que já mostraram interesse, como o senador José Medeiros [PPS]”.

PL

A legenda existia até 2006, quando se juntou ao antigo Prona (Partido de Reedificação da Ordem Nacional) para fundar o Partido da República (PR).

Em março, os fundadores da nova legenda apresentaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 167.627 assinaturas de apoio a criação da nova legenda, menos que as cerca de 480 mil necessárias para registro, que permite que ela dispute eleições. Os advogados alegaram que as restantes serão posteriormente apresentadas, assim que os cartórios eleitorais validarem assinaturas que ainda estão sendo colhidas. A expectativa do vice-governador é que até o inicio do mês de agosto o partido seja recriado.

Filiação de Taques

Segundo Fávaro, o governador Pedro Taques é um dos maiores incentivadores da volta do partido. Sobre a possibilidade de filiação ao PL, o vice-governador afirmou que a possibilidade é quase nula.

“O governador é um grande incentivador da criação do PL, mas por obvio, não faz sentido nós dois estarmos na mesma legenda. Ele deve tomar uma decisão partidária nos próximos dias e terá todo o nosso apoio”.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões