Nacional

Farc-EP aguardam sinalização do governo da Colômbia para liberar ex-militar norte-americano

 
A liberação só ocorrerá, segundo autoridades colombianas, quando for organização uma estrutura de segurança com a Cruz Vermelha Internacional e a presença do reverendo norte-americano Jesse Jackson.
 
As Farc-EP reclamam da demora do governo em conceder a autorização. Para as guerrilhas, o ex-soldado é um “mercenário com ligações com as forças militares de Afeganistão” e foi capturado para impedir uma missão dos Estados Unidos na fronteira da Colômbia com a Venezuela.
 
Desde o final de 2012, o governo da Colômbia e os representantes das Farc-EP negociam o fim dos conflitos armados. Uma série de propostas envolvem medidas relativas à participação política, ao combate às drogas ilícitas e ao abandono das armas e à reparação das vítimas.
 
Os conflitos na Colômbia provocaram cerca de 4 milhões de vítimas entre mortos, feridos, reféns e pessoas obrigadas a deixar suas casas. Os confrontos na Colômbia ocorrem há mais de 50 anos. Autoridades de Cuba, da Venezuela e da Noruega, além do Chile, fazem a mediação em busca de um acordo entre o governo colombiano e as Farc-EP.
 
Agência Brasil

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus