Cidades

Fanfarras das Escolas Estaduais são destaques no desfile cívico de Cuiabá

O estacionamento do Ginásio Aecim Tocantins foi o ponto de encontro dos mais de 300 alunos da Rede Estadual de Educação, que nesta quinta-feira (07.09) participaram do desfile cívico organizado pelo Governo do Estado para comemorar a Independência do Brasil. Ao todo, 22 Escolas Estaduais participaram do ato, além de uma creche e do Centro Estadual de Atendimento e Apoio ao Deficiente Auditivo (Ceaada).

Para os alunos, a experiência foi marcante. Com 14 anos, Shara Cavalcante desempenha um papel importante na fanfarra da Escola Estadual Agenor Ferreira Leão, localizada no Bairro Tijucal, em Cuiabá. “Eu sou bandeira e carrego, desde o ano passado, quando entrei para a fanfarra, a bandeira do Brasil”, disse, orgulhosa.

Matriculada no 9º Ano do Ensino Fundamental, a estudante conta ter aproveitado o momento. “Estou muito feliz, é muito bom estar aqui e poder compartilhar mais essa experiência com meus colegas”.

Os 38 alunos que compõem a fanfarra da Escola Estadual Arnaldo de Figueiredo estavam prestes a fazer sua segunda apresentação do dia. A escola de Jangada já havia se apresentado horas antes, no desfile cívico da cidade.

A diretora da escola, Valdiva Ambrósio, contou que ela e os alunos saíram da cidade por volta do meio-dia. “Eles estão empolgados, já que é a primeira vez que vão desfilar aqui em Cuiabá e ainda dentro da Arena Pantanal, é uma oportunidade única”.

Caroline Carvalho, aluna do 3º Ano do Ensino Médio, faz parte da banda da fanfarra e toca lira. “Desde a primeira vez que eu ouvi a música saindo do instrumento, me apaixonei. Por isso, decidi tocá-lo e entrei na fanfarra, isso já tem seis anos”, explicou.

Regente da fanfarra da Escola Estadual Alice Fontes, o professor Jonas da Silva estava atento à organização dos 80 alunos que foram para o desfile. Entre eles estava Mariana Sousa, de 13 anos, aluna do 8º Ano do Ensino Fundamental.

“Desde pequena eu gosto de dançar, e quando vi o trabalho da fanfarra, decidi entrar. Depois que entrei, comecei a perceber as mudanças no meu comportamento e minhas notas melhoraram; além disso, tem a alegria que é participar de tudo ao lado dos meus amigos”, disse.

Do CPA IV, e com mais de 40 títulos conquistados em competições de fanfarras, a equipe da Escola Estadual Dione Augusta estava composta por 60 pessoas, contando com a banda, que durante a apresentação mostrou que o repertório vai além do esperado para um desfile cívico.

Paulo Lucas, responsável pela fanfarra, é ex-aluno da escola mas não abandonou o projeto. “A Bandi – como a fanfarra é conhecida – está se aprimorando cada vez mais, estamos trabalhando para ingressar em competições nacionais. Nosso trabalho não é apresentado só em desfiles como o de 7 de Setembro, somos uma fanfarra que estará sempre presente”.

Civismo

O secretário adjunto de Política Educacional da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Edinaldo Gomes, lembrou que a gestão tem trabalhado muito para a valorização do civismo dentro das escolas.

“É uma metodologia que vem sendo aplicada em nossas escolas, e que faz com que os estudantes despertem para a construção de uma sociedade civil justa”, destacou.

Além disso, o adjunto ressaltou que a participação das escolas, por meio das fanfarras, é uma forma importante de civismo e também, mostra o resultado os projetos desenvolvidos pela Seduc.

“Exemplo disso é o Projeto Interdisciplinar de Arte na Escola, o Prinart, que tem como objetivo utilizar a arte para desenvolver o estudo, a permanência do aluno na escola e claro, descobrir novos talentos. A Bandi, da Escola Dione Augusta, é um exemplo desse projeto e estamos vendo esses resultados hoje”, finalizou.

Estiveram presentes durante o desfile o secretário adjunto de Política de Pessoal da Educação, Édiulen Jesus de Arruda Leite, e o secretário adjunto executivo, Luciano Bernart, além do grupo de voluntários da Seduc, que ajudaram na organização do evento.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.