Mais de 2900 famílias receberam das mãos do governador Pedro Taques e do secretário licenciado, Max Russi, da Setas (Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social) os cartões Pró-família. O programa de assistência familiar atinge diretamente pessoas que estão na linha de risco da vulnerabilidade social, por meio de incentivo a compra de alimentos em supermercados credenciados pelo Estado.
O Pró-família é um complemento da renda no valor de R$ 100,00, articulado pelo Governo Estadual. No último sábado (19) o chefe do Poder Executivo entregou 400 cartões de benefício nas cidades de Dom Aquino, Jaciara e Juscimeira.
Taques já passou por 18 municípios mato-grossenses e pretende alcançar os outros 123 existentes, até novembro deste ano.
Para a faxineira e mãe de dois filhos, Cleane Linhares Pereira, o cartão veio em boa hora e que pela primeira vez em muito tempo vai poder voltar a fazer o carrinho no mercado.
“As vezes eu não tenho como comprar o básico pra dentro de casa. Eu tenho comprado tudo aos pouquinhos, agora, com esse cartão, posso ter o gosto de fazer uma compra para alimentar os meus filhos”, disse a mãe de família.
Os municípios do Vale do São Lourenço também foram beneficiados com mais de 100 mil reais dos cheques de Cofinanciamento Social que são destinados para os Cras – Centro de Referência e Assistência Social e situações emergenciais.
Na segunda-feira (21), as entregas aconteceram em Rosário Oeste, Jangada e Acorizal, onde 510 cartões foram entregues para a população da baixada cuiabana. Também foi feito o repasse de mais de R$ 100 do cofinanciamento social.
O secretário de Trabalho e Assistência Social, Max Russi, reforça a importância do programa que em breve vai estar presente em todo estado. “Vamos chegar a todos os municípios. Sabemos que cem reais não resolve todos os problemas da população carente, mas garante o básico na mesa de quem tem fome e dá um suporte para a pessoa se recolocar no mercado de trabalho”, enfatizou o secretário.
O programa prevê ações de transferência de renda com condicionalidades, articulada com outras secretarias estaduais e instituições não governamentais, para que de forma integrada viabilizem o desenvolvimento social de famílias, com vistas a superação das vulnerabilidades e redução das desigualdades. “As famílias para continuarem no programa devem manter os filhos na escola e fazer os cursos de qualificação. Eles terão prioridade nos cursos ofertados pelo Estado”, explica o governador Pedro Taques.
Um dos beneficiados com a entrega do cartão foi o pai de família, Aguido Manoel do Nascimento, que cuida sozinho dos cinco filhos, após ter se separado da mãe das crianças.
“Eu vivo de pequenos bicos. Não estou recebendo nem o Bolsa Família, tudo estava no nome da minha ex-mulher. Agora, com esse apoio do cartão Pró-família eu tenho a certeza que por um ano vou conseguir comprar comida para os meus filhos. Não espero nada cair do céu, estou na luta. Essa ajuda do Estado veio na hora que a gente mais precisava”, contou o pai, emocionado ao lado dos filhos.
Nesta terça-feira (22), a entrega dos Cartões Pró-família acontece em Várzea Grande, que será na Escola Estadual Professora Adalgisa de Barros, localizada na rua Governador Pedro Pedrossian, Sem número, bairro Jardim Aeroporto.
Já receberam o cartão Pró-família os seguintes municípios: Alta Floresta, Barra do Garças, Novo São Joaquim, Alto Garças, Araguaiana, Torixoréu, Ribeirãozinho, Ponte Branca, General Carneiro, Pontal do Araguaia, Alto Taquari, Jaciara, Dom Aquino, Juscimeira, Rosário Oeste, Jangada, Acorizal e Várzea Grande.