Famílias de mais 18 municípios de Mato Grosso podem agendar o recebimento de kit gratuito com antena parabólica digital. Podem receber o benefício, famílias cadastradas no Cadastro Único (Cadúnico) que possuem a parabólica tradicional em funcionamento e querem fazer a troca.
A troca do kit é realizada pela Siga Antenado, entidade que apoia a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais para o sinal das parabólicas digitais. A troca não tem custo para as famílias.
A parabólica tradicional vai deixar de funcionar em breve. Um problema que o modelo tradicional enfrentará é o risco de interferência no sinal da TV quando a tecnologia 5G for ativada em sua cidade ou região. Como o sinal do 5G é transmitido na mesma frequência da parabólica tradicional, poderão ocorrer chuviscos, chiados, a imagem pode travar e até ser interrompida.
As famílias que utilizam outros sistemas de transmissão para assistir televisão, como antena digital tipo espinha de peixe (instalada no telhado da casa), antena digital interna e TV por assinatura, mesmo que beneficiárias de programas sociais, não precisam fazer a troca.
Para saber se tem direito ao kit gratuito, o beneficiário deve entrar em contato pelo site com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou do NIS em mãos.
Em Mato Grosso, o agendamento já estava disponível em 10 municípios e, agora, outros 18 entraram no programa. Veja a lista completa:
- Acorizal
- Alto Paraguai
- Arenápolis
- Barão de Melgaço
- Chapada dos Guimarães
- Denise
- Jangada
- Jaciara
- Juscimeira
- Nobres
- Nossa Senhora do Livramento
- Nova Brasilândia
- Nova Marilândia
- Nova Olímpia
- Pedra Preta
- Planalto da Serra
- Poconé
- Porto Estrela
- Rondonópolis
- Rondolândia
- Rosário Oeste
- Santo Antônio do Leverger
- São José do Povo
- Santo Afonso
- São Pedro da Cipa
- Tangará da Serra
- Várzea Grande