Cidades

Famílias bloqueiam rodovia de MT e cobram indenização por usina

 
O G1 entrou em contato com a concessionária de energia Furnas, mas até o fechamento desta reportagem não havia obtido retorno sobre a reivindicação dos manifestantes.Uma das manifestantes, Luciana Souza Araújo disse que a cada 30 minutos a via está sendo liberada por quatro minutos para a passagem de veículos. A previsão é encerrar o protesto por volta de 14h [horário de Mato Grosso] desta sexta-feira. Ela alega que a minoria recebeu indenização. O bloqueio é feito no trevo de acesso à usina.
 
O tenente do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Daniel Masiero, informou que a liberação tem amenizado o transtorno causado aos motoristas que trafegam pela via. "Não tem nenhum obstáculo na pista. Só as famílias que estão impedindo a passagem", afirmou. Os manifestantes protestam com cartazes e faixas.
 
Em 2012, a concessionária responsável pela gestão da usina informou que mais de R$ 72 milhões seriam pagos às famílias cadastradas até dezembro daquele ano. O processo de indenização teve início em novembro de 2006, quando foi firmado entre os representantes de Furnas e do Movimento dos Atingidos por Barragens MAB/MT, o Termo de Acordo Global (TAG).
 
G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.