O caso foi registrado durante a tarde, em uma residência do Bairro Jardim Esmeralda. A família almoçava nos fundos da casa e ouvia música, quando os suspeitos entraram pelo portão da residência. "Eles [os adolescentes] queriam joias e chaves dos veículos. Um deles mandou que todos deitassem em um quarto, inclusive as crianças e até um bebê de 21 dias", contou uma integrante da família.
Uma idosa de 67 anos também foi rendida. No entanto, não conseguia se agachar por ter problemas no joelho. A bebê citada pela moradora ficou no chão junto com a mãe dela e os outros integrantes. "A motocicleta que eles queriam levar não funcionava porque estava com problema na bateria. Mesmo assim eles foram violentos e queriam de qualquer jeito levar", completou a moradora.
Um casal que faz parte da família chegou na residência com outra criança e foram 'recebidos' pelos adolescentes. Os outros reféns se aproveitaram desse momento em que ficaram sozinhos no quarto e reagiram. Quatro homens começaram a tentar imobilizar o adolescente que estava armado. O outro suspeito fugiu quando viu a atitude da família, levou R$230 e alguns documentos. "Meu irmão, o genro dele, meu primo e um outro rapaz conseguiram pegar a arma do menino. As crianças a as mulheres foram para a rua e chamaram a polícia", contou. O rapaz acabou levando socos e chutes dos moradores, além de um tiro na perna direita durante o confronto com a família.
Ele foi encaminhado ao Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande (PSMVG) e posteriormente para a Central de Flagrantes. A orientação da PM é que as pessoas que forem vítimas de assaltos ou sequestros não tenham nenhuma reação.